Você está aqui
Home > SEGURANÇA > Automóveis usam silicone, essencial para a sua segurança

Automóveis usam silicone, essencial para a sua segurança

Ao passo que os meios de transportes tornam-se mais velozes, seguros e eficientes, a demanda por materiais torna-se mais criteriosa

Ao passo que os meios de transportes tornam-se mais velozes, seguros e eficientes, a demanda por materiais torna-se mais criteriosa

Nos airbags, nas janelas e nas portas e na mangueira de combustível – presença do silicone contribui para segurança do automóvel em quase toda sua estrutura.

Os carros, especificamente, necessitam de peças que resistam à exposição de altas temperaturas, à umidade e ao contato com combustíveis, além de eficiente vedação e alta durabilidade. Dentre tantos recursos, o silicone é a opção mais indicada – principalmente quando falamos de componentes pequenos, porém não menos importantes.

Além das qualidades supracitadas, os materiais de silicone contribuem para a redução do peso dos automóveis, o que acaba resultando no melhor rendimento do combustível.

“O avanço tecnológico do silicone traz e continuará a trazer um avanço tecnológico significativo nos carros”, afirma o coordenador da Comissão de Silicone da Abiquim, Irineu Bottoni.

Você sabia, por exemplo, que a superfície dos airbags é revestida por um filme de silicone que protege a passagem de ar? Esse revestimento garante a proteção do motorista e dos passageiros, já que ele oferece resistência ao gás e ao calor quando o sistema de airbags é acionado. Além disso, o material não se deteriora com o tempo, e mantém suas propriedades ao passar dos anos.

Outras estruturas dos veículos também recebem a instalação de silicone, como na vedação de janelas, portas, para-brisas e retrovisores. Já nos faróis, uma película é usada para cobrir a lanterna, a fim de evitar que o plástico se danifique e perca seu potencial de iluminação, assim como impedir a entrada de água.

Para proteger peças localizadas próximas ao motor, a borracha de silicone é a melhor opção, uma vez que ela suporta altas temperaturas (acima de 200ºC) sem perder suas propriedades físico-químicas. Fios, cabos e velas de ignição, todos recebem revestimento de silicone.

Sua resistência a temperaturas extremas é também fonte de proteção para as mangueiras de combustível que, revestidas de borracha de silicone, resistem ao calor e aos solventes encontrados na gasolina, diminuindo ressecamentos e rachaduras.

A estrutura elástica do silicone age também na absorção de impacto. Por isso, o componente pode também ser encontrado em coxins de escapamento e nos sistemas de amortecimento e suspensão de veículos.

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook:: www.facebook.com/portalautomulher/

Curta agora mesmo nossa página no Facebook

 

Deixe uma resposta

Top