Você está aqui
Home > SEGURANÇA > Ford lança câmera de ré que para o veículo em caso de perigo

Ford lança câmera de ré que para o veículo em caso de perigo

A nova câmera permite ao motorista observar na tela do painel a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos de forma ampla, cobrindo áreas normalmente fora do seu campo de visão

Uma nova geração de câmera de ré que oferece uma visão de 180 graus da traseira do veículo e aciona os freios automaticamente ao detectar obstáculos, com o auxílio de radar acaba de ser apresentada pela Ford na Europa. Uma pesquisa recente da Ford mostrou que, das cinco manobras consideradas mais difíceis pelos motoristas, quatro envolveram a ré. A quinta é sair de frente em áreas de estacionamento.

A tecnologia foi lançada junto com o novo Focus no mercado europeu e leva a um patamar inédito a funcionalidade desse equipamento para aumentar a segurança em manobras. A nova câmera permite ao motorista observar na tela do painel a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos de forma ampla, cobrindo áreas normalmente fora do seu campo de visão. É instalada acima da placa de identificação do veículo.

Para completar, sensores de radar monitoram a área atrás do carro e geram um alerta quando automóveis e motocicletas se aproximam. Nesse caso, se o motorista não tomar nenhuma ação o sistema aplica os freios automaticamente para evitar colisões. Ainda não há prazo ou modelo de veículo definido para lançamento dessa tecnologia em carros para o mercado brasileiro.

O objetivo é evitar acidentes, especialmente com crianças e idosos, que são as principais vítimas de atropelamentos em manobras de ré ao cruzar o ponto cego do motorista. Dados de 2007, usados na aprovação da lei, indicavam que só naquele ano 221 pessoas foram mortas e 14.000 ficaram feridas nesse tipo de ocorrência nos Estados Unidos.

            A nova tecnologia se junta a outros recursos semiautônomos de assistência ao motorista da marca, que contribuem para tornar a direção mais segura e tranquila. Como, por exemplo, o sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, o piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixa e o alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, já oferecidos em modelos no Brasil.

 

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook:: www.facebook.com/portalautomulher/

Curta agora mesmo nossa página no Facebook

 

Deixe um comentário

Top