Você está aqui
Home > UPDATE > F-TYPE, da Jaguar, ganha motor ingenium 300cv de última geração

F-TYPE, da Jaguar, ganha motor ingenium 300cv de última geração

Modelo consegue sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,7 segundos

A linha F-TYPE, da Jaguar, acaba de ganhar o novo motor Ingenium Turbo de 2.0 litros e 300cv de potência, com tecnologia de última geração.

O modelo mantém o DNA de condução esportiva característica da linha F-TYPE, sendo um cupê de dois lugares com carroceria em alumínio, tração traseira e centro de gravidade baixo, que garante a diversão ao volante.

O motor Ingenium de 2.0 litros e quatro cilindros é equipado com o que existe de mais moderno em tecnologias, permitindo ao modelo desenvolver 300cv de potência e 40,8 kgfm de torque já a partir das 1.500 rotações. Para se ter noção, com o sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades, o veículo pode sair da imobilidade e atingir 100 km/h em apenas 5,7 segundos, além de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.

O motor Ingenium 300cv não é apenas o motor mais potente de quatro cilindros já oferecido pela Jaguar em um veículo de produção. Ele também gera a mais alta potência específica de qualquer motor da gama F-TYPE: 150cv por litro.

Uma série de tecnologias avançadas permitem ao motor Ingenium oferecer características de alto desempenho acompanhadas de um baixo consumo de combustível. Ele tem um comando integrado de válvulas eletro-hidráulico de última geração, com algoritmos de controle patenteados e desenvolvidos pela Jaguar. Essa tecnologia permite o controle variável das válvulas de admissão, o que extrai toda a potência e torque desenvolvidos pelo motor em toda a faixa de operação.

O fluxo de refrigeração é feito por meio de dutos projetados para reduzir ao máximo o aquecimento do motor e, portanto, diminuir o consumo de combustível e os níveis de emissões. O coletor de gases resultantes da combustão foi combinado com um turbocompressor de rolagem dupla. O projeto evita a interferência da pulsação do gás de escape, garantindo que a roda da turbina responda muito mais rápido.

Como todos os membros da família de motores Ingenium da Jaguar Land Rover, o propulsor 2.0 de 300cv do F-TYPE foi projetado e desenvolvido pela própria companhia. Ele é fabricado no Reino Unido no Centro de Fabricação de Motor da Jaguar Land Rover, junto com os motores a gasolina de quatro cilindros com 200cv e 250cv e os motores diesel de quatro cilindros de 150cv, 163cv, 180cv e 240cv.

O motor Ingenium contribui para uma redução geral do peso do veículo de 52 kg — a maior parte do qual está sobre o eixo dianteiro — e isso é fundamental para oferecer ao modelo de quatro cilindros ainda mais agilidade.

A chegada do motor de quatro cilindros não significa que os motoristas perdem o característico ronco do motor do F-TYPE, parte essencial do apelo do modelo. Um escape ativo ajustado foi colocado nesta versão de motor 2.0 litros, para proporcionar uma experiência de condução ainda mais envolvente.

Independente da versão, a linha 2019 do Jaguar F-TYPE apresenta atualizações visuais. O para-choque dianteiro, por exemplo, foi redesenhado, junto com a introdução de novos faróis em LED.

Na parte traseira, a versão de quatro cilindros apresenta uma saída de escape exclusiva e distinta dos escapamentos centrais duplos e dos escapes externos quádruplos dos modelos V6 e V8. O modelo é equipado no Brasil com rodas de liga leve de 19 polegadas sob demanda (Pronta entrega: 20 polegadas).

O modelo também passou por leves atualizações em seu interior, com a introdução de assentos mais finos e leves, sistema de infoentretenimento Touch Pro e novos acabamentos em materiais cromados e alumínio, que aumentam a sensação de esportividade a bordo. Um elegante espelho retrovisor sem moldura acrescenta outro toque contemporâneo.

O sistema de Frenagem Autônoma de Emergência é acionado independente da ação do motorista, assim que os sensores colocados na parte dianteira do F-TYPE identificam o risco de uma iminente colisão. Já o ACC – sua sigla em inglês para Piloto Automático Adaptativo – oferece extremo conforto e segurança ao motorista, mantendo a velocidade de cruzeiro selecionada e reduzindo essa velocidade em caso de tráfego intenso ou de um outro veículo mais lento à frente, sem a ação do motorista.

Já a assistência para troca de faixa de rolamento avisa o condutor caso o veículo esteja mudando de faixa por falta de atenção do motorista e o mantém automaticamente no percurso mais seguro. Todas essas tecnologias ajudam a melhorar a segurança e reduzir o desgaste do motorista.

 

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook:: www.facebook.com/portalautomulher/

Curta agora mesmo nossa página no Facebook

 

 

 

Deixe uma resposta

Top