A nova geração do HB20 chega ao mercado na primeira quinzena de outubro para ousar mais uma vez em seu segmento. Primeiro veículo da Hyundai Motor Brasil inspirado na nova linguagem de design da marca, a Esportividade Sensual, o compacto estreia com preços que variam entre R$ 46.490 e R$ 81.290. Produzido na fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba (SP), o modelo traz equipamentos inéditos em sua categoria, maior espaço interno e motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível.

Design exterior

O novo HB20 é uma clara evolução da linguagem de design global da Hyundai – Esportividade Sensual. O resultado é um visual sofisticado, com formas e vincos originais, que proporcionam ao compacto modernidade e ousadia únicas.

Mais do que um toque de sofisticação, os elementos de design exterior criam a sensação de poder e velocidade. Entre os destaques estão a grade dianteira, com efeito cascata, e os novos faróis, que acompanham lado a lado os vincos do capô.

As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual.  As novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X) dão frescor ao modelo, que está mais jovem do que nunca.

O design traseiro exclusivo tem a perfeita harmonia entre o novo para-choque, o inédito conjunto óptico e as linhas mais sofisticadas. As lanternas fornecem uma assinatura de estilo exclusiva ao HB20 – e são especialmente atraentes à noite, com todas as luzes acesas.

Na configuração sedã, o caimento mais prolongado do teto até o porta-malas proporciona ares de fastback ao três-volumes e remete à identidade visual dos “irmãos maiores” Elantra e Sonata. Assim como nesses sedãs, o HB20S traz lanternas horizontalizadas, boa área envidraçada traseira e placa reposicionada para o para-choque.

Uma gama de nove cores exteriores estará disponível para a nova família HB20, sendo oito delas inéditas. Com diferentes propostas em termos de esportividade e sofisticação, todas destacam o design arrojado e sofisticado do carro. São elas a sólida Branco Atlas, as metálicas Prata Brisk, Cinza Silk, Cinza Khaki, e as perolizadas Azul Sapphire, Verde Amazon e Vermelho Magic.

Estilo interior

O habitáculo da família HB20 tem novas linhas limpas e horizontais, combinadas ao acabamento mais sofisticado e novas cores, que compõem um equilíbrio único entre inovação e modernidade.

Todas as versões tiveram seus bancos renovados – estão mais ergonômicos, confortáveis e estilosos. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio.

Espaço interno

O espaço interno da nova geração do HB20 foi aprimorado visando à melhor ocupação pelos passageiros, crescendo 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm, o que se traduz em mais conforto para quem viaja na segunda fileira. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.

Conforto e conveniência

A nova geração do HB20 se sobressai no que diz respeito a conforto e conveniência. A versão topo de linha tem itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade.

Além disso, conta com partida do motor por botão, alavancas no volante para trocas de marcha (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, e a nova central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, oferecendo conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto.

Estão disponíveis para todas as versões direção elétrica e banco do motorista com ajuste de altura por alavanca.

Segurança e tecnologia

O Hyundai HB20 dá um salto nestes quesitos em sua nova geração. A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).

Na estrutura da carroceria do novo HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30% em todas as configurações. Esta melhoria contribui diretamente para a redução de peso e aumento da segurança em colisões.

A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).

Todos os veículos ainda são equipados com fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros e traseiros) e com pré-tensionador (dianteiros), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (para todos os ocupantes), estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.

Dimensões

O compacto evoluiu para proporcionar praticidade e oferecer espaço suficiente para todos os passageiros. Em sua segunda geração, o HB20 teve suas medidas aumentadas. O tamanho entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente.

Confira abaixo as dimensões do veículo:

Dimensões Hatch Sedã X
Comprimento (mm) 3.940 4.260 3.970
Largura (mm) 1.720 1.720 1.740
Altura (mm) 1.470 1.470 1.540
Entre-eixos (mm) 2.530 2.530 2.530
Porta-malas (l) 300 475 300

Motorização

A grande novidade na segunda geração do compacto sul-coreano é o motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S.

Com o sistema de injeção direta (GDI), turbo e intercooler, o propulsor três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm – em outras palavras, ultrapassagem e aceleração são mais eficientes do que nunca, pois a força total do motor está disponível quase que instantaneamente. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.