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Segunda geração do Ranger Rover Evoque testa a força de um amor do passado

 

 

Foi paixão à primeira vista. Com uma combinação de design arrojado e preço atraente, o Ranger Rover Evoque causou impacto no mercado automotivo quando foi lançado em 2011. Nove anos depois, a lendária Land Rover traz para o segmento de SUVs a segunda geração do off-road, o maior sucesso da marca. Mas muita coisa mudou nesse nessa janela entre as duas gerações. O SUV se tornou um dos carros mais desejados pelos brasileiros e o que não faltam são concorrentes disputando espaço com o novo Evoque. Mas será que esse amor do passado tem força para abalar o coração dos consumidores? Bom, o Portal Auto Mulher acha que vai depender de quantos amores à altura surgiram nesse tempo.

No Brasil, o segmento de SUVs cresceu muito. Assistimos nos últimos anos à chegada de modelos de todos os tamanhos, versões e aporte de tecnologia, a ponto de a maioria das montadoras ter pelo menos um exemplar em seu portfólio.  Difícil manter a lembrança daquela paixão, né? Muito difícil, mas não impossível.

O segmento de luxo é bastante competitivo e a marca e o que ela representa conta muito na hora da compra. Apesar de candidatos que também sustentam uma grife, que são mais ou tão bonitos quanto eles e, até mais baratos, não trazem a assinatura Land Rover, que evoca o espírito off-road por onde passa.

O Evoque testado pelo Portal Auto Mulher foi a versão top de linha R-Dynamic (R$ 322.300). Todo trabalhado em tecnologia de ponta, com amplo e confortável espaço interno (maior distância entre eixos de 21 mm) e um porta-malas 8% maior com 591 litros. O motor Ingenium  2.0, à gasolina, novidade na segunda geração, vem com 300 cavalos de força. Se parece muito para a cidade, na estrada deixa todo mundo para trás. Não dá para reclamar, né?

Uma novidade no conjunto mecânico e elétrico é o propulsor com tecnologia híbrida que aproveita a energia cinética gerada pela desaceleração do veículo para carregar a bateria de 48V, que atuando junto ao motor à combustão, economiza combustível. Possui transmissão automática de 9 velocidades e, de acordo com a montadora, chega aos 100 quilômetros em 6,6 segundos alcançando a velocidade máxima de 242 km/h.

A tecnologia do modelo impressiona. O Touch Pro Duo traz três telas, duas de 10” e uma terceira de 12,3” com painel totalmente digital. Traz o sistema Ground View, aparelhado com câmeras que permitem a visualização na tela táctil da área externa como se o capô se tornasse transparente, auxiliando no tráfego em trechos difíceis e estreitos, por exemplo. Outra novidade é sistema Clear Sight View que transforma o espelho retrovisor interna numa tela que amplia a visão motorista sobre o que acontece atrás do veículo. Há ainda o sistema de ajuda ao mudar de faixa, frenagem autônoma de emergência, entre outros.

VEIA OFF-ROAD

A segunda geração do Evoque quer manter a vocação off-road que o primeiro modelo trouxe quando chegou ao mercado. Em um mundo mais experiente, em que os SUV’s oferecem cada vez  menos capacidade e mais maquiagem para parecer com um autêntico fora de estrada, o Evoque traz sistemas como Hill Descent Control (libera os freios progressivamente em uma descida, em ambas direções para frente e marcha a ré). O Radient  Release Control (controle sobre a velocidade com frenagens independentes nas rodas)em declive e  o Terrain Response 2 (é possível escolher entre quatro modos de direção no asfalto, na areia, em grama, no cascalho, na neve e  na lama e em buracos. Essa mudança também pode ser automática deixando o próprio sistema fazer a troca ajustando as configurações de tração, suspensão e relação de marchas.

O novo Evoque chega com ângulos de ataque, 25º, e de saída, 30,6º e maior capacidade para atravessar trechos alagados de até 60 cm de profundidade. O design que foi um dos atrativos do modelo quando lançado, como um cupê, recebeu algumas alterações como na proporções sobressalentes e volume que foram amplificadas com ombros mais pronunciados e arcos de roda mais largos com aros de 20 polegadas. Faróis de LED também foram adicionados ao conjunto.

 

 

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