Você está aqui
Home > MUNDO MELHOR > Veja 5 cuidados extras com carros parados na quarentena

Veja 5 cuidados extras com carros parados na quarentena

 

Carro parado na quarentena também precisa de cuidados extras. Confira 5 dicas para mantê-lo com o motor em dia e sem perdas de desempenho após um longo período na garagem. Desde que medidas de isolamento social foram implementadas, muitos daqueles que utilizavam seus veículos para trabalhar, estudar, viajar ou para atividades cotidianas, como ir ao supermercado, optaram por deixá-los na garagem até que a situação se normalize.

Porém, não é porque o carro está estacionado que não precisa de atenção. Dependendo do período que estiver sem uso, pode apresentar problemas de funcionamento que inviabilizam a sua circulação e, principalmente, que pesam no bolso. Para evitar esse tipo de surpresa, o gerente de Marketing da Allianz Assistance, Renato Rotta, listou cinco pontos que devem ser levados em consideração para garantir a conservação e funcionamento do automóvel. Confira:

Limpeza

Providenciar uma boa limpeza tanto externa quanto interna para o carro é essencial para preservar o estado do veículo. “Verificar se não há migalhas de alimentos e retirar o pó do painel e dos componentes presentes dentro do carro, encerar a carroceira é uma opção para evitar que a sujeira grude na pintura”, aconselha o executivo. “Além disso, devido às atuais circunstâncias, em que sempre estamos higienizando as mãos com frequência, especialistas recomendam que deixar o frasco de álcool em gel no interior do carro pode diminuir a sua eficácia, uma vez que com a exposição ao calor o álcool pode evaporar. Vale lembrar que riscos de combustão são remotos, mas também é importante levá-los em consideração, principalmente se deixar o frasco próximo de alguma fonte de ignição”, pontua.

Não se esqueça dos fluídos

Com o carro desligado por longos períodos, é possível que nas idas rápidas ao supermercado e farmácias ocorra a rodagem com o motor frio. “O impacto causado ao veículo acontece pela contaminação do óleo do motor. Por isso, quando a quarentena terminar, não hesite de trocar o fluído lubrificante mesmo que a data estipulada para não tenha sido atingida”, enfatiza.

Atenção na gasolina!

Caso o carro esteja com o tanque de combustível cheio, é preciso prestar atenção para que o conteúdo não prejudique o sistema. “A gasolina ou o álcool possuem validade e quando o produto fica por muito tempo no tanque sem ser utilizado pode começar a formar goma, ou seja, uma borra que pode gerar o entupimento do sistema e ressecar as juntas”, enfatiza. “Procure abastecer o automóvel com um líquido de validade maior e sempre fique de olho no tempo de paralisação do carro para realizar a troca”, aconselha.

Verifique componentes usados com mais frequência

Rotta indica ligar o ar condicionado durante 30 minutos a cada 15 dias. “Isso fará com que o sistema de vedação do gás e das mangueiras seja lubrificado, evitando o ressecamento do item. Mostrar ao carro que ele está sendo usado e aquecer os componentes pode gerar um tempo de vida maior enquanto ele estiver parado”, afirma .

Ligue o veículo de vez em quando

Dar algumas voltas no quarteirão é o melhor cuidado que se pode ter com o automóvel. Isso porque, mantém o conjunto mecânico em bom estado e lubrificados. “Se quiser que todo o carro seja beneficiado neste processo, é fundamental aquecer toda a composição. Rodar 5 km a cada 15 dias já é o suficiente para deixar o veículo em dia para quando retornar às ruas”, afirma. “Ligar o veículo dentro da garagem também é uma outra opção benéfica ao carro. Para isso, é preciso que a garagem esteja aberta e bem ventilada, evitando outros problemas”, finaliza Rotta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Allianz Assistance
A Allianz Assistance fornece soluções globais de assistência para automóveis, viagens, saúde e residência; facilitando a vida de nossos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, tanto em emergências quanto no dia a dia. A rede de prestadores de serviços inclui mais de 900 mil parceiros médicos globais. Fornecem soluções de tecnologia para tornar a vida das pessoas mais simples e segura. A Allianz Assistance é a marca especialista em assistência, seguros e serviços da Allianz Partners.

 

 

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook: https://www.facebook.com/portalautomulher/

 

 

Deixe um comentário

Top