Você está aqui
Home > TESTE DRIVE > XC40 da Volvo mostra personalidade forte e acolhedora em meio a tecnologia de ponta, alto desempenho e dirigibilidade

XC40 da Volvo mostra personalidade forte e acolhedora em meio a tecnologia de ponta, alto desempenho e dirigibilidade

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Festival-tablets-e-celulares-Magalu.jpg
<script>
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é banner-cobasi.jpg

Siga no Instagram

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é instagram-Portal-Auto-Mulher.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Magalu-Story-Luciano-Huck.jpg

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Carros do segmento premium quase sempre são muito bons. Equiparam-se em termos de tecnologia, rendimento do motor, gasto de combustível, acabamento, segurança, conforto, entre outros. A escolha de um ou outro na hora da compra recai sobre o significado da marca, o status que oferece, enfim critérios mais subjetivos. É nessa onda que surfa o XC 40, irmão menor do XC60 e XC 90 da Volvo, testado pelo Portal Auto Mulher na versão Momentum

Na nossa percepção, a Volvo faz carros que acolhem motorista e passageiros. Parece que tudo é pensado para deixar o ato de dirigir prazeroso. Bancos, painel, central multimídia, tecnologia de ponta trabalham para auxiliar e não para impressionar. O isolamento acústico é um dos melhores já testado pelo Portal Auto Mulher.  O dirigir é seguro e tranquilo.

A montadora sueca vem realizando um trabalho de aproximação com o consumidor brasileiro e está obtendo bons resultados. Em novembro, apresentou o melhor desempenho da marca no Brasil com 1003 unidades emplacadas.

 “Um em cada quatro veículos premium emplacados foi um Volvo. É o primeiro mês que atingimos uma participação de mercado superior a 25% no segmento premium, encerramos novembro com 25,1% de share”, explica Ricardo Ochiai.

Em um segmento muito competitivo como o premium, a marca sueca está ampliando os seus horizontes mexendo com a concorrência da BMW, Mercedes, Audi. Colocou praticamente todos os seus modelos entre os líderes de seus segmentos: XC40, XC60, XC90 e S90 foram os mais emplacados do mês de novembro, que teve ainda o melhor mês em vendas para o S90 e do XC90 na história da marca.

Na versão Momentum, o SUV reúne o sistema mais completo entre concorrentes com soluções inovadoras aliadas à segurança. A marca também possui a versão XC40 Recharge Plug-in Hybrid R-Design T5, veículo moderno, tecnológico e híbrido. 

O Volvo XC40 Momentum conta com o motor T4. O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, 2.0, com turbocompressor, que gera potência de 190 cv. Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

O visual exterior combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente do modelo. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.

Na traseira, a lanterna característica possui feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria. O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.

O interior do XC40 tem uma abordagem nova para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.

Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do SUV, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.

No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens.

O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display com uma gráfica aprimorada, torna o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Assim como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O veículo apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.

Outro destaque do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência. O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade:

•        Eco: privilegia economia de combustível;

•        Comfort: prioriza suavidade nas reações do veículo;

•        Off-road: para transitar fora de estrada;

•        Dynamic: para uma condução mais esportiva;

•        Individual: customiza a configuração.

Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs compactos de luxo. O modelo é equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

O SUV também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e sistema de alerta de ponto cego BLIS.

O XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Além de também possuir a alerta de colisão traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resistência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.

Também pensando em segurança, o XC40 possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado. A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Banner-Malharia-Tania-Wandscher-2-2.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 0705_ParceiroMagalu_post_FestivalEletrodom%C3%A9sticos_v2-300x300.png

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook: https://www.facebook.com/portalautomulher/

Deixe uma resposta

Top