Com 21 anos de estrada, o compacto Ford Ka amadurece e oferece conteúdo de qualidade para dialogar com consumidor mais exigente e conectado
Quem quer um carro com câmbio automático? Tenha certeza que a maioria de nós irá responder: eu! Sim, hoje o perfil médio do motorista brasileiro mostra que ele não quer mais dirigir mudando manualmente as marchas e movimentar os pés numa coreografia sem fim. Esse consumidor prefere a praticidade da condução automática, que há 21 anos era sinônimo de sofisticação e preços muito altos.
Graças à alta tecnologia da indústria automotiva, que produz carros cada vez mais super poderosos, e da informação que chega rapidamente ao consumidor, a transmissão automática está deixando de ser exclusiva para ser um item básico e de série nos carros. Assim como os sistemas que aumentam a segurança ao dirigir e de conectividade.
Com o objetivo de atrair esse consumidor, as montadoras protagonizam uma acirrada competição para entregar um carro com mais recursos a cada ano. E mesmo aqueles modelos que transitam por um mercado já consolidado, caso do Ford Ka, que vendeu 2 milhões de unidades nos seus 21 anos de vida, precisam se atualizar para permanecer no mercado. É bom lembrar que essa é a realidade do mercado brasileiro. Nos EUA e Japão, a transmissão automática já é uma unanimidade desde o século passado.
O Portal Auto Mulher testou o Ka, sedã, na versão Titanium, top de linha. O carro, que figurou no 3º lugar na lista de carros mais vendidos em novembro, estreou o motor mais potente 1.5 Ti-VCT – com 136 cavalos, mas o já conhecido 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros continua a ser oferecido na linha 2019. Além da transmissão automática de seis marchas, o câmbio manual também é novo.
Outras novidades incluem seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power, câmera de ré e sensor de estacionamento. A central multimídia SYNC 3 possui tela flutuante de 6,5 polegadas, sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel. Possui compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo o espelhamento do Waze e o acesso a vários aplicativos com comandos de voz e uso intuitivo. Ela é acompanhada de duas entradas USB de carga rápida no console.
Outra mudança significativa se deu na estrutura do carro que passou a ser mais segura. A carroceria recebeu reforços estruturais que aumentam a rigidez torsional, que proporciona maior integridade à cabine em caso de uma colisão. A suspensão traz uma nova calibração, além da adoção de um pacote que inclui para-brisa acústico, tornando o interior do carro mais silencioso.
As alterações no design incluem novas grades, para-choques com grafismo em “C” e, de acordo com a montadora, outros aprimoramentos que aumentaram a eficiência aerodinâmica.
O Ford Ka 2019, sedã e hatch, é oferecido nas versões SE e SE Plus com motor 1.0 e transmissão manual, ou motor 1.5 e transmissão manual ou automática, além da Titanium 1.5 automática. As versões S 1.0 e FreeStyle 1.5 são exclusivas do hatch, enquanto a SEL 1.5 só é disponível no sedã.
Versões e Preços
S 1.0: ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidro elétrico dianteiro, quatro alto-falantes e iluminação do porta-luvas – R$45.490 (hatch)
SE 1.0: – acrescenta rádio My Connection com Bluetooth, compartimento para celular no painel MyFord Dock e maçanetas e retrovisores na cor do veículo – R$45.990 (hatch) e R$49.490 (sedã)
SE Plus 1.0 – central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido, vidro elétrico traseiro, retrovisor elétrico, rodas de aço de 15 polegadas, sensor de estacionamento e faróis de neblina – p R$48.490 (hatch) e R$51.990 (sedã)
SE: motor 1.5- R$51.990 (hatch com transmissão manual) e R$56.490 (hatch com automática), R$55.490 (sedã com transmissão manual) e R$59.990 (sedã com transmissão automática).
1.5 SE Plus – R$54.490 (hatch com transmissão manual) e R$58.990 (hatch com transmissão automática), R$57.990 (sedã com versão manual) e R$62.490 (sedã com a automática)
Titanium 1.5, transmissão automática, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power e outros itens – R$68.990 (hatch) e R$70.990 (sedã)
Ka Hatch FreeStyle 1.5, R$63.490 (transmissão manua)l e R$67.990 (transmissão automática).
Ka Sedan SEL 1.5, transmissão manual, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em couro e câmera de ré – R$65.990.