Um dos modelos, o SUV o iEV 40, já esta à venda. A frota inclui a
primeira e única picape elétrica produzida no mundo
BETE CARRIÇO
A montadora chinesa Jac Motors apresentou nesta segunda-feira, 16/9, a sua linha de carros elétricos: JAC iEV 20, JAC iEV 40, JAC iEV 60, JAC iEV 330P e o JAC iEV 1200 T, três SUVs, uma picape, e um caminhão. Enquanto as demais montadoras instaladas no Brasil apresentam um ou nenhum modelo abastecido com energia elétrica, a montadora chinesa lança logo 5 carros em busca do protagonismo no mercado. Um ato bastante ousado, principalmente, para um mercado como o brasileiro ainda completamente dominado pelos motores à gasolina, diesel e bicombustível.
O fato é que ao dirigir um dos 3 modelos da marca colocados para teste drive, o iEV 20, iEV40 e iEV 330P, com motores silenciosos, boa dirigibilidade e produzindo zero poluição, você se questiona porque ainda não é proprietária de um. E logo você pensa no principal entrave para a compra: onde irei recarregar a bateria? Em São Paulo, ha alguns locais como shoppings, por exemplo, mas só?
No lançamento de hoje, o pacote incluiu uma empresa global de energia, a EDP Brasil, homologada pela marca, que faz a instalação de um equipamento para ser integrado a rede elétrica de casa, o Wall Box, ao custo aproximado de R$ 8 mil para a compra e de R$ 300 mensais para a locação. Além disso, condições facilitadas de financiamento junto ao Santander, porque o investimento para a compra de um carro elétrico ainda é alto.
Outro empecilho que faz você refletir é a dificuldade de viajar por longas distâncias com um dos modelos. E o paulistano gosta muito de pegar uma estrada. A autonomia dos modelos vai de 220 a pouco mais de 350 km, dependendo do modo de direção e velocidade. Depois dessa distância, é necessário carregar e existem muito pouco locais para esse esse fim.
No entanto, há características do motor elétrico que devem ser levadas consideração. A principal é que ele usa um número infinitamente menor de peças, a sua manutenção é muito mais barata. Para se ter uma ideia, o tamanho do motor do menor modelo, o iEV 20, equivale ao tamanho de um mamão papaia. Além, é claro, do custo para carregar a bateria, infinitamente menor, sem levar em consideração o gasto para a instalação do Wall Box em casa. Ou o trabalho de se encontrar um posto para a carga rápida.
Mas o principal argumento que deve nos convencer é a preservação do nosso combalido planeta que parece estar com os dias contados. O carro elétrico para alguns é um caminho sem volta. Difícil dizer como será o futuro, mas com certeza é uma solução para a locomoção nas grandes cidades brasileiras que sofrem com uma infraestrutura precária de transporte, principalmente, uma cidade de grandes distâncias como São Paulo.
A JAC Motors irá vender os modelos em todas as suas concessionárias, além da loja conceito que deve abrir ainda esta semana, localizada na avenida Europa nos Jardins, em São Paulo.
JAC iEV 20 é um SUV de entrada, com as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia NEDC) e vai custar R$ 119.900;
- As primeiras unidades do JAC iEV 40 serão entregues neste mês de setembro. O SUV de porte médio tem 40 kWh de baterias e atinge 300 km de autonomia. Preço: R$ 153.500;
- Já o JAC iEV 60, SUV ainda maior, será o modelo 100% elétrico mais refinado tecnologicamente do mercado brasileiro. Chega em julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km;
- A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar JAC iEV 330P. Serão 67 kWh e 320 km de autonomia. Chegará em abril de 2020 por R$ 229.900;
- Confirmando o pioneirismo na eletrificação, a JAC também vai lançar em dezembro deste ano o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o JAC iEV 1200T terá capacidade pra 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia – R$ 259.900.