BETE CARRIÇO
Falem bem ou falem mal, o importante é que falem. É um ditado que geralmente corresponde a uma avaliação superficial. O visual polêmico que trouxe a nova geração do Creta, da coreana Hyundai, relacionado à nova assinatura dos faróis na traseira, dividiu opiniões. Mas não afetou a carreira do SUV.
De janeiro a outubro deste ano, o Creta, que nasceu 2017, se manteve entre os cincos SUVs mais vendidos no País, ocupando o 3º lugar sem oscilações de janeiro a setembro. Em novembro passou a ser o SUV mais vendido no varejo com 4997 unidades.
Uma estabilidade que conquistou ao longo dos anos, mas que precisou de atualizações para se manter, tal é a dinâmica do segmento de SUVs no País. Com a nova geração, o Creta passou a entregar um combo bem atraente de tecnologia, com itens de conectividade e segurança, aliada ao espaço interior da carroceria, que aumentou, e ao acabamento que subiu de patamar.
O Portal Auto Mulher avaliou a versão top de linha Ultimate (R$ 171.090) e traz as novidades para você. Nessa versão o motor 2.0 Smartstream de 167 cavalos mostrou força e o conjunto, dirigibilidade.
Com o novo desenho, a grade da frente do Creta passou a ter formato hexagonal. De acordo com a versão, pode vir com barras horizontais ou em cascata com moldura em prata ou cromado. Os faróis e lanternas são agora em LED, na versão top de linha, com luzes diurnas em todas as versões.
Na configuração Ultimate, as rodas são de 18 polegadas, com acabamento diamantado, nas intermediárias de 17 e de 16 polegadas na versão mais simples.
As versões Comfort (R$ 124.090), Limited (R$ 136.790), Platinum (148.790 – sem teto solar e R$ 157.390 com teto solar) e N Line (R$ 165.090) vêm com o 1.O l Turbo GDI de injeção direta, três cilindros e 120 cv de potência, torque máximo de 17,5 kgf.m a 1.500 rpm se mantendo até o 3.500 rpm.
O conjunto das novidades do Creta impressiona. Internamente, o modelo trouxe novos bancos, mais confortáveis, console central elevado, painel voltado para o motorista, volante de base reta e alavanca de câmbio T.
A montadora coreana aumentou as medidas do modelo e deixou o interior com mais espaço, o que proporciona mais conforto aos ocupantes. O Creta ficou com de 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 de entre-eixos.
O teto solar panorâmico tem grande amplitude e vai até o passageiro de trás e, na linha 2023, pode ser acionado por voz nas versões Paltinum, Ultimate e N Line. Igualmente por voz podem ser operados o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar
Aliás a tecnologia do novo Creta foi bem valorizada nesta nova geração. A câmera tem a visão 360º, e gera oito imagens diferentes. O painel é digital e mede sete polegadas, o freio de mão passou a ser eletrônico, e ar-condicionado também passou a ter controle digital.
Os novos itens de segurança valorizaram o passe do SUV compacto. À câmera 360º foi adicionado, de série, monitoramento de ponto-cego, com exibição em vídeo no painel de instrumentos. Sistema de frenagem autônomo que trabalha em parceria com o recurso de detecção de convergência à esquerda, acionando os freios caso haja risco de colisão.
O pacote inclui ainda os assistentes de saída de faixa e o de manutenção do carro no centro da pista, detector de fadiga, farol alto adaptativo e controle de velocidade adaptativo. Também de série o modelo traz seis airbags, freios a disco e ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus. Sobre consumo, faz cerca de 6,8 km /l de álcool na cidade e 8,1 km/l rodando no asfalto.