Você está aqui
Home > TESTE DRIVE > Picape Nissan Frontier Encara Cidade, Estrada e Off-Road com a Mesma Competência

Picape Nissan Frontier Encara Cidade, Estrada e Off-Road com a Mesma Competência

 

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Perca-peso-em-ate-6-kg-em-30-dias-3-1.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Banner-Malharia-Tania-Wandscher-2-2.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Magazine-Amabile-eu-mereco-um-upgrade.jpg
https://www.magazinevoce.com.br/magazineamabile/

Picape Nissan Frontier Encara Cidade, Estrada e Off-Road, Com a Mesma Competência

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Existem dois perfis básicos de usuários de picapes. Aquele que usa para o trabalho e aquele que curte ter um carro poderoso, que transmite força e está intimamente ligado ao conceito de liberdade, de pegar uma estrada e sair pelo mundo.

É claro que essas características se misturam entre esses dois perfis. A questão é encontrar a fórmula que agrade a esses públicos. E parece que a Nissan tem a resposta com sua picape Frontier.

Tempos atrás tive a oportunidade de avaliar a picape em uma viagem que mesclou estrada, terrenos off-road e trechos de cidade. Na experiência aventureira, ela subiu e desceu terrenos íngremes, passou por estradas esburacadas e por rios. Impressionou.

Durante todo o trajeto, pudemos contar com assistentes de direção, equipamentos e sistemas de segurança e conectividade, que não nos abandonou, mesmo no interior da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Essa viagem aconteceu uma semana antes do início da pandemia em 2020. De lá para cá, o modelo da japonesa Nissan só melhorou, a ponto de reunir vários prêmios automotivos de picape do ano. A linha 2023 chegou com alterações no design para tornar a sua imagem mais forte e robusta, o que condiz mais com tudo aquilo que ela pode oferecer.

A nova Frontier 2023 trouxe mais três versões: a SE (R$ 266.890), Platinum (R$ 323.890) e PRO-4X (R$323.890) – avaliada pelo Portal Auto Mulher – de design esportivo, top de linha, que se destina a uma vida mais de aventuras. No total, a linha acomoda seis versões, incluindo a S (R$ 244.290) Attack (R$ 274.890) e XE (R$ 290.890).

A picape tem câmbio automático de sete marchas e manual de seis.  Vem com dois motores à diesel, um com dois tubos de 190 cv e 45,9 de kgfm de torque e outro de 163 cavalos e 43.3 kgfm para transporte de cargas pesada ou puxar 3500 toneladas. O consumo na cidade é de 9,1 km/l e 9,5 km/l, respectivamente. Na estrada 11 km/l e 10,9 km/l.

Interior da Cabine

Cada versão tem um acabamento diferente, incluindo bancos de diversos materiais e texturas. Os assentos do motorista e passageiro, de gravidade zero, têm a função de diminuir o cansaço depois de horas na estrada e realmente fazem uma grande diferença.

As telas do painel de instrumentos (TFT) e da multimídia possuem sete e oito polegadas respectivamente.  A picape vem com teto solar, ar digital com duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro, 27 compartimentos para objetos, três entradas USB, uma do tipo C, duas entradas de 12 voltz e uma terceira disponível na caçamba.

Externamente

Destaque para a caçamba que aumentou a sua capacidade para até 1043 Kg. A mudança se deu graças ao aumento de 25 mm na altura, próximo à cabine, e até 50 mm nas laterais. Outra novidade bacana é que o acesso a ela foi facilitado graças a um degrau adicionado ao para-choque traseiro.

A caçamba também traz ganchos em formato D perto do assoalho e oferece mais opções de fixação das cargas, cada um com capacidade de até 400 kg. Tomada de 12v. A tampa tem agora dois amortecedores que reduziram o peso na hora da abertura.

Assistentes de Segurança

O pacote de segurança da picape da Nissan reúne sistemas que são importantes em qualquer viagem, por estrada ou na terra, mas principalmente para quem gosta de desbravar novos destinos no interior desse nosso Brasil.

De série em todas as versões, a picape é equipada com sistema de auxílio de partida em rampa, controle automático de descida, bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador, controle eletrônico de frenagem, seis airbags, sistema I-Isofix e alerta de uso dos cintos dianteiros e traseiros.

– Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW) que monitora dois veículos à frente.

– Atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem o alerta de mudança de faixa que emite alertas sonoros para não invadir a outra faixa, caso não se ligue o pisca de mudança de faixa.

–  Há também o Sistema de Prevenção de Mudança de Faixa que age automaticamente para trazer o veículo para o centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas.

– Alerta de Atenção ao Motorista detecta indícios de fadiga como mudanças no estilo de direção ou comportamento de direção.

–  Alerta de Ponto Cego complementado com o sistema que aciona os freios nas rodas opostas para a prevenção de acidentes.

– Para estacionar, entra em ação o conjunto de quatro câmeras, que oferece uma visão de 360º, aliado ao sistema que detecta objetos em movimento.

– O monitor off-road permite a visualização de obstáculos no entorno, em baixa velocidade, com a tração ativada nas 4 rodas.

– O sistema que controla a altura e intensidade dos faróis à noite detecta a aproximação de um outro veículo e desliga o farol alto, religando logo após.

– Seletor de modo de direção com quatro opções: Standard, Sport, Off Road e TOW – com freio motor reforçado para o reboque ou carga máxima, mantendo a posição da marcha mais baixa.

– Na Frontier é possível a seleção de tração com opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. Na PRO-4X, há o recurso do Bloqueio do Diferencial Traseiro ativado no console central utilizando o torque na roda, que tem mais aderência para evitar o deslizamento na roda oposta.

– Ângulos de ataque 31,6º, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre. A Frontier conta com a suspensão que melhorou o desempenho com os ajustes realizados nos amortecedores. A suspensão traseira Multilink trabalha em conjunto com o eixo rígido.

–  Sistema de monitoramento da pressão de pneus.

–  Assistente de oscilação de reboque que atua em parceria com os controles de estabilidade e tração.

As cores Frontier disponíveis são Vermelho Alert, Prata Classic, Cinza Grafite, Cinza Shark, Preto Premium, Branco Aspen e Azul Cayman.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ofertasdodiahotdogui.png

Top