BETE CARRIÇO
O tempo da tecnologia é ontem. Estamos conhecendo sistemas de inteligência artificial que chegam em alta velocidade e quase não dá tempo de assimilar.
Vemos mais claramente essa dinâmica quando entramos em um carro do segmento de luxo que, pelo alto custo da tecnologia, trazem mais rapidamente as novidades ao mercado. Se o carro for elétrico, o combo é ainda mais poderoso e sofisticado. Dá para sentir o futuro aos nossos pés.
O modelo EQC 400 da Mercedes-Benz (R$ 693.900) foi um dos carros elétricos com melhor dirigibilidade já avaliado pelo Portal Auto Mulher. Tem direção precisa e segura, acesso fácil à tecnologia e amplo espaço, o que torna a viagem muito confortável.
MOTORIZAÇÃO COMBINA DOIS PROPULSORES ELÉTRICOS
O modelo da montadora alemã foi o primeiro carro com motor elétrico lançado pela Mercedes-Benz no Brasil. Com dois propulsores, nos eixos dianteiro e traseiro, de tração integral, alcança poderosos 408 cavalos com torque de 77,5 kgfm.
A bateria é de ion-lítio, com conteúdo energético de 80 kwh, e está disposta na base do carro. A autonomia é de 445 a 471 km.
O tempo de recarga total da bateria é de 42 horas na voltagem 220 V e de aproximadamente 40 minutos na de 440 V. O abastecimento do carro elétrico é uma questão sensível no Brasil e deve ser por um bom par de anos.
A equação do número de postos + o tempo de recarga + autonomia não tem ainda resultados satisfatórios. Mas os clientes da Mercedes, ao comprarem o carro, podem contar com um pacote de energia que traz um carregador portátil, com fornecimento e instalação de um wallbox de carregamento em sua casa. A ação é resultado de uma parceria com a Enel, que cuida da instalação dos carregadores e dispõe de um bônus de energia por um ano.
MUITA TECNOLOGIA
O modelo EQC 400 chega com o sistema de inteligência artificial Mercedes-Benz User Experience (MBUX) que se manifesta ao comando do “Hey Mercedes”.
Entre os principais sistemas de segurança e auxílio ao motorista, de série, o EQC 400 traz seis airbags e mais um para os joelhos do motorista, controle de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, sistema de detecção de fadiga do motorista, brake drying, função hold, controle eletrônico de estabilidade e de frenagem, freio de estacionamento elétrico, freios Adaptive Brake, sinal de advertência ao sair do veículo e volante multifuncional com comando para modular o nível de regeneração.
Os equipamentos disponíveis na Mercedes para o modelo elétrico incluem volante em couro, interior em arte elétrica, travamento e destravamento das portas sem chave, além de dar partida no motor, câmera de estacionamento de 360º, acabamento das portas e painel em Artico, ajuste lombar de 4 vias, duas entradas USB, acesso ao Android Auto e Apple Car Play, soleira iluminada, assistente de estacionamento Parktronic, assistência ao condutor com a utilização de câmeras traseiras e dianteiras e sensores, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e memória, vidros com isolamento acústico e de calor, entre outros.
DESIGN E CORES
Visualmente, o EQC 400 tem uma proposta esportiva e projeta o modelo para o futuro. A grade frontal é renovada, as lanternas traseiras alongadas. Chamam a atenção as rodas trabalhadas nas cores azul e cinza em uma combinação forte e bonita.
O EQC 400 está disponível nas cores metálicas preta, cinza grafite, prata, azul e duas opções de cinza. As cores sólidas disponíveis são branca e preta.