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Nissan Sentra, das ruas para o cinema

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

A 8ª geração do sedã da montadora japonesa oferece conjunto completo de segurança e tecnologia desde a versão mais em conta, a Advance. A ótima dirigibilidade é resultado da perfeita harmonia na parte motora. O “puta filme” é diversão para amantes do automobilismo e também para aqueles que querem distância do universo automotivo

Tem dia que tudo caminha para dar certo. Desde a manhã, ele flui leve, sem contratempos. Em um dia desses, fui convidada, assim como outros jornalistas e influencers, pela Nissan, para assistir à pré-estreia do filme “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”. Conhecia a história por cima, fiquei curiosa e aceitei.

Eu tinha um compromisso no horário e consegui desmarcar. Como o convite era extensivo a um acompanhante, convidei a minha filha que, surpreendentemente, aceitou -ela não é muito ligada ao mundo automobilístico.

Me organizei para sair cedo, porque o horário que estava marcado para chegar, às 19h30, não é para amadores. Em São Paulo, das 17h às 20h, não se dirige a uma velocidade maior que 20km/h e eu precisava cruzar a cidade até o Shopping Eldorado, na zona Oeste.

Gran Turismo: de Jogador a Corredor

Estreia Hoje 24/8

Atores principais: Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis) Archie Madekwe (See da Apple TV)  e David Kenneth Harbou  (Stranger Things),

Em que mundo você acredita que um jogador de games de velocidade, que mal dirige o carro do pai irá se tornar um piloto profissional e de sucesso? Pois é, na cabeça do diretor de Marketing da (Orlando Bloom), da Polyphony Digital desenvolvedora de games de velocidade da séria Gran Turismo,  aconteceu.

 Com muita ousadia, a montadora japonesa Nissan topou apoiar o projeto e a ideia virou realidade no melhor estilo a arte imita a vida. Isso aconteceu em 2011, quando em uma competição promovida pela desenvolvedora foi selecionado o melhor jogador do game.

A seleção dos jogadores ocupa um terço da história e foi emocionante, mas nada comparado ao que viria depois. Um rapaz humilde que queria muito ser piloto, mas que tinha que se contentar com a tela do computador.

O jogo virou e ele conseguiu. Passou por inúmeras dificuldades fora e dentro das pistas. A sequência de imagens são de tirar o folego. Quase se pode sentir a velocidade das pistas e os acidentes que se sucedem.

Vou parar por aqui porque acho que o filme merece a sua audiência. A minha filha, que esperava algo como mais um “Velozes e Furiosos” saiu falando: “Que puta filme!”

E em uma dessas coincidências da vida, o carro que eu estava avaliando para o Portal Auto mulher era o novo Sentra da Nissan, versão 2.0, à gasolina, que na 8ª geração chegou completamente modificado para muito melhor. E de Nissan fui para o evento da Nissan.

Claro que saí atrasada e atrasos fazem parte da vida do paulistano, nenhuma surpresa nisso. Mas nessas horas, você precisa contar com um carro obediente. E o Sentra foi muito além disso.

Aliás, já tinha dirigido o modelo na estrada quando do seu lançamento. Embaixo da maior chuva que peguei na vida, e ele impressionou. A Nissan pisou fundo nas modificações. Faltava o teste na cidade.

No para e anda do rush, quando finalmente se consegue pisar no acelerador um pouquinho mais, ele precisa reagir bem rápido. Assim como quando é necessário frear precisamente porque é certo que o trânsito irá parar de novo. E ele cumpriu facilmente a missão.

Ansiosa, com receio de entrar no cinema no meio da sessão e atrapalhar a quem estava assistindo, procurei relaxar ouvindo música, mas nada de Kenny G -quem assistir o filme irá entender.

A minha trilha sonora foi Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, e por aí foi.  É muito bom o isolamento acústico da cabine, que somado à qualidade do som uma marca da montadora japonesa proporcionou um pouco de tranquilidade no caos paulistano e na minha ansiedade também.

Como disse acima, tudo deu certo nesse dia e cheguei bem antes da sessão, a excelente dirigibilidade do novo Sentra foi fundamental. Com novo design, o modelo sedã chegou em duas versões: a Advance, que testei na cidade, e a Exclusive na estrada.

O motor MR20DD em sua terceira geração é um dos grandes responsáveis pelo desempenho do Sentra, mas não sozinho.  À gasolina, com injeção direta, desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm. O câmbio é o CVT com oito posições.

Mas o que se destaca no propulsor do novo modelo é o perfeito equilíbrio conseguido pelos engenheiros da Nissan entre todos os componentes da parte motora. Tudo funciona como em uma orquestra. câmbio e suspensão Multilink.

Quando coloquei os olhos no Sentra, no dia do seu lançamento, fiquei impressionada com o novo visual, nada a ver com o antigo modelo.

Com linhas fluídas e uma traseira que lembra a de um cupê, o lançamento do sedã veio para ocupar o lugar deixado pelo Civic da Honda, que retirou o motor à combustão do mercado nacional. Hoje ele é ofertado como opção de motor  elétrico no  lin up da montadora.

Conta com faróis de led e lanternas em formato bumerangue.  oferece teto solar, na Versão Exclusive, faróis de neblina, rodas de liga leve, aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

O Sentra chegou maior, dando mais espaço aos ocupantes da cabine,  Com direção elétrica, oferece volante em forma D onde ficam as aletas para a condução manual e o piloto automático.

O painel TFT atualiza o motorista sobre o consumo médio de combustível, velocidade média, tempo de viagem, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura de portas, mensagens de alerta, entre outras funções.

Os ocupantes têm à sua disposição 19 compartimentos dos quais oito são para copos. Possue três USB, uma tipo C e duas tipo B, uma delas para os ocupantes do banco de trás.

Os bancos são Zero Gravity, com tecnologia da Nasa, inclusive o banco de trás.

O porta-malas é de 466 litros com capacidade ampliada com o rebatimento do banco traseiro. É ofertado nas cores preta, cinza metálico,  com teto preto nas opções branca e cinza grafite da versão Exclusive.

O  novo modelo da Nissan reúne um sistema de segurança ao motorista que conta Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, (IDA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Conta ainda ao Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW) e o Controle Dinâmico  de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem.

Possui  seis airbags (frontais, cabeça e laterais),  estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques, . Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros. Outros diferenciais do Novo Nissan Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro.

Advance 2.0 CVT

Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta        

Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)   

Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)

Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)

Alerta de Objetos no Banco Traseiro      

Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)

Ar-condicionado automático digital de duas zonas

Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)       Assinatura dos faróis dianteiros em LED        

Banco do motorista com regulagem elétrica

Banco traseiro bipartido e dobrável

Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity® Câmera de estacionamento traseira         

Central multimídia de oito polegadas     

Faróis dianteiros e de neblina de LED

Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)

Freios a disco nas 4 rodas, com ABS,

Controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas

Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)

Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção 

Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 Rl 7

Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) Sistema inteligente de partida em rampa (HSA) Sistema de som com 6 alto-falantes

Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

Acresce

Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)

Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)

Faróis automáticos inteligentes (HBA)  Monitoramento de Ponto Cego (BSW)

Partida remota do motor

Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante 

Retrovisor interno eletrocrômico

Retrovisores externos rebatíveis eletricamente 

Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes

Teto solar com controle elétrico

Visão 360° Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOO)

Preços de cada configuração no mercado brasileiro: 

Advance 2023 – R$ 148.490

Exclusive 2023 – R$ 171.590

Exclusive 2023 Interior Premium – R$ 173.290

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