Você está aqui
Home > FIQUE POR DENTRO > França lança campanha “Dirija como uma mulher”, para reduzir índice de acidentes

França lança campanha “Dirija como uma mulher”, para reduzir índice de acidentes

A campanha intitulada “Dirija como uma mulher” foi lançada por uma associação francesa com o objetivo de desafiar o estereótipo de que homens dirigem melhor que mulheres e reduzir as mortes no trânsito. A iniciativa se baseia em dados que mostram que os homens são responsáveis pela grande maioria dos acidentes fatais no país. A campanha é divulgada principalmente em estações de metrô e na internet, promovendo uma mudança na mentalidade e no comportamento dos motoristas masculinos.

A campanha “Dirija como uma mulher“, promovida pela organização Victimes et Citoyens, desafia a noção preconcebida de que homens são melhores motoristas do que mulheres. “Os fatos desmentem essa crença”, declara a associação. Estatísticas oficiais de segurança viária revelam que homens são responsáveis por quase 90% dos acidentes fatais nas estradas francesas.

A imagem de um homem ao volante acompanha o slogan em francês: “dirija como uma mulher”, destacando-se em um pôster da campanha lançada pela Victimes et Citoyens. Conforme dados do Observatório Nacional Interministerial de Segurança Rodoviária de 2022-2023, mencionados pelo Le Figaro, 93% dos motoristas embriagados em acidentes e 88% dos jovens motoristas que perderam suas vidas são do sexo masculino.

O ONISR estima que, em 2023, 3.170 indivíduos morreram em acidentes de trânsito na França. Até março deste ano, registrou-se o falecimento de 254 pessoas, um incremento de 31% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A associação, que presta auxílio a vítimas de acidentes e promove ações educativas, anseia por uma transformação na mentalidade e comportamento masculinos. “Conduzir como uma mulher é sinônimo de preservar a vida”, proclama a campanha, que ganhou visibilidade sobretudo em estações de metrô e na web.

Top