A avaliação do C4 Cactus da Citroen, desenvolvido e produzido na América Latina, e lançado em 2018, foi uma agradável experiência para o Portal Auto Mulher. Para atender à paixão do brasileiro por SUVs, todas as montadoras querem ter pelo menos um exemplar da categoria para chamar de seu. O C4 Cactus foi a proposta da Citroen para atender ao mercado dos SUVs compactos.
O lançamento da montadora francesa tem um design bonito com uma pegada esportiva (o ângulo de ataque é de 22º e 32º, com 22,5 cm de altura do solo), e bom espaço interno, transmissão automática bem calibrada e um motor que anda bem, obrigada. Todas essas características reunidas por um preço atraente colocaram o novo modelo da Citroen em 10º lugar no hanking de vendas de maio divulgado pela Fenabrave.
Prêmios
O modelo tem recebido vários prêmios desde o seu lançamento. Entre eles, o Melhor SUV Nacional pelo UOL Carros, além de ter conquistado o Prêmio Carsughi L’Auto Preferita, prêmio de “Melhor Design da América Latina” pelo júri latino-americano da AMERICAR, e ainda o título de “Melhor SUV Nacional de 2018” pela Revista Car Magazine Brasil.
Dirigir em São Paulo está longe de ser uma tarefa fácil. Se o motor do carro responder rapidamente, com o auxílio de um câmbio automático bem calibrado, que não te deixa parada no farol pisando fundo no acelerador, é um alívio e tanto. O responsável pelo bom desempenho do carro, nas versões Live e Feel, esta última testada pelo Portal Auto Mulher, é o motor 1.6 VTi, com 122 cavalos na versão com câmbio manual de 5 marchas e 118 cavalos na com câmbio automático, com 6 marchas e 4 modos de direção. Já na versão Shine, top de linha, o motor é o turbo 1.6 THP de 173 cavalos e que vai de 0 a 100 km/h em 7,3 s.
O C4 Cactus é um projeto global do Grupo PSA, porém todo o conjunto mecânico foi desenvolvido com exclusividade para o mercado latino-americano (direção, suspensões, freios, rodas e pneus, etc) e construído sobre a plataforma PFI, de onde também saem o C3 e do Aircross. O modelo possue 4,17 m de comprimento, 2,6 m de
espaço entre-eixos e porta-malas de 320 litros.
O quesito segurança, uma das principais preocupações do consumidor quando o assunto é comprar um carro, recebeu atenção especial da montadora. O modelo conta, dependendo da versão, com equipamentos de segurança e auxílio à direção como o Active Safety Brake (freada automática de emergência e alerta de colisão), o Alerta de Saída de Faixa, o Alerta de Atenção ao Condutor (em caso de distração do motorista), o Coffee Break Alert (alerta de pausa para o motorista após dirigir a casa 2 horas ), o Controle de Aderência (Grip Control) e o assistente em subidas.
Em termos de conectividade, o C4 Cactus apresenta painel totalmente digital. Todas as versões do Novo SUV Citroën C4 Cactus contam com o Citroën Connect Radio, a Central Multimídia de 7” com sistema de áudio, com bluetooth. O equipamento oferece, de acordo com a versão e pacotes de opcionais, sistemas de auxílio à condução, ar-condicionado e telefonia, Android Auto e Apple Car Play, com espelhamento da tela do celular. O som conta com o auxílio de 8 auto-falantes.
Outras tecnologias mais conhecidas, mas muito benvindas, são o botão star/stop, sistema hands free, câmera de ré, controle e limitador de velocidade, faróis automáticos e sensores de chuva.
Versões e Equipamentos
Live
Apenas versão mecânica
R$ 69.900
A versão Live traz de série: direção elétrica, ar-condicionado manual digital e integrado à central multimídia, assinatura luminosa com DRL em LED, barras de teto, rodas 16″ com pneus 205/60 R16 e calota, painel de instrumentos 100% digital, volante de espuma com regulagem de altura e profundidade com comandos integrados, Citroën Connect Radio com tela touch de 7” + Bluetooth + 6 alto-falantes + tomada USB + 12V, comandos dos vidros e retrovisor elétricos, travamento centralizado das portas e porta-malas com Plip + travamento do carro ao andar + abertura da porta do reservatório de gasolina sem chave, assentos dianteiros reguláveis em altura, console alto com porta-objetos fechado + porta-copos, assentos traseiros com três apoios de cabeça e ISOFIX, cintos de segurança traseiros de três pontos, airbags frontais duplos + barras de proteção laterais, ABS + REF, entre outros.
Feel
Versão mecânica: R$ 74.990
Versão automática: R$ 80.990
A versão Feel traz de série (a mais que a Live): faróis de neblina, câmera de ré, rodas de alumínio de 17″ e pneus 205/55 R17, cco-coaching, alarme perimétrico, quatro vidros One-touch, piloto automático e cruise control e, para as versões automáticas, ESP + DSGi + HillAssist. Como opcional: acendimento automático dos faróis, limpadores de para-brisa automático, ar-condicionado digital automático + ADML, volante de couro, alarme volumétrico, airbag lateral, barras de teto tipo “flutuantes”, rodas Roby One de 17″ alumínio diamantado e teto de duas cores.
Shine
Apenas versão automática
R$ 99.990
Já a versão Shine traz de série (a mais que a Feel): Barra de teto “flutuante”, ar-condicionado digital automático, ADML dianteira, Rodas de 17″ de alumínio diamantado com pneus 205/55 R17, painel de bordo com revestimento soft-touch, acendimento automático dos faróis + limpador de para-brisa automático, volante e bancos em couro, airbag lateral, Grip Control (THP) e alarme perimétrico + volumétrico.
Como opcional: sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de atenção ao condutor, alerta de saída de faixa, indicador de descanso, retrovisor eletrocrômico, airbag de cortina e carroceria de duas cores.