Um dos modelos, o SUV o iEV 40, já esta à venda. A frota inclui a
primeira e única picape elétrica produzida no mundo
BETE CARRIÇO
A montadora chinesa Jac Motors apresentou nesta segunda-feira, 16/9, a sua linha de carros elétricos: JAC iEV 20, JAC iEV 40, JAC iEV 60, JAC iEV 330P e o JAC iEV 1200 T, três SUVs, uma picape, e um caminhão. Enquanto as demais montadoras instaladas no Brasil apresentam um ou nenhum modelo abastecido com energia elétrica, a montadora chinesa lança logo 5 carros em busca do protagonismo no mercado. Um ato bastante ousado, principalmente, para um mercado como o brasileiro ainda completamente dominado pelos motores à gasolina, diesel e bicombustível.
O fato é que ao dirigir um dos 3 modelos da marca colocados para teste drive, o iEV 20, iEV40 e iEV 330P, com motores silenciosos, boa dirigibilidade e produzindo zero poluição, você se questiona porque ainda não é proprietária de um. E logo você pensa no principal entrave para a compra: onde irei recarregar a bateria? Em São Paulo, ha alguns locais como shoppings, por exemplo, mas só?
No lançamento de hoje, o pacote incluiu uma empresa global de energia, a EDP Brasil, homologada pela marca, que faz a instalação de um equipamento para ser integrado a rede elétrica de casa, o Wall Box, ao custo aproximado de R$ 8 mil para a compra e de R$ 300 mensais para a locação. Além disso, condições facilitadas de financiamento junto ao Santander, porque o investimento para a compra de um carro elétrico ainda é alto.
Outro empecilho que faz você refletir é a dificuldade de viajar por longas distâncias com um dos modelos. E o paulistano gosta muito de pegar uma estrada. A autonomia dos modelos vai de 220 a pouco mais de 350 km, dependendo do modo de direção e velocidade. Depois dessa distância, é necessário carregar e existem muito pouco locais para esse esse fim.
No entanto, há características do motor elétrico que devem ser levadas consideração. A principal é que ele usa um número infinitamente menor de peças, a sua manutenção é muito mais barata. Para se ter uma ideia, o tamanho do motor do menor modelo, o iEV 20, equivale ao tamanho de um mamão papaia. Além, é claro, do custo para carregar a bateria, infinitamente menor, sem levar em consideração o gasto para a instalação do Wall Box em casa. Ou o trabalho de se encontrar um posto para a carga rápida.
Mas o principal argumento que deve nos convencer é a preservação do nosso combalido planeta que parece estar com os dias contados. O carro elétrico para alguns é um caminho sem volta. Difícil dizer como será o futuro, mas com certeza é uma solução para a locomoção nas grandes cidades brasileiras que sofrem com uma infraestrutura precária de transporte, principalmente, uma cidade de grandes distâncias como São Paulo.
A JAC Motors irá vender os modelos em todas as suas concessionárias, além da loja conceito que deve abrir ainda esta semana, localizada na avenida Europa nos Jardins, em São Paulo.
- JAC iEV 20 é um SUV de entrada, com as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia NEDC) e vai custar R$ 119.900;
- As primeiras unidades do JAC iEV 40 serão entregues neste mês de setembro. O SUV de porte médio tem 40 kWh de baterias e atinge 300 km de autonomia. Preço: R$ 153.500;
- Já o JAC iEV 60, SUV ainda maior, será o modelo 100% elétrico mais refinado tecnologicamente do mercado brasileiro. Chega em julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km;
- A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar JAC iEV 330P. Serão 67 kWh e 320 km de autonomia. Chegará em abril de 2020 por R$ 229.900;
- Confirmando o pioneirismo na eletrificação, a JAC também vai lançar em dezembro deste ano o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o JAC iEV 1200T terá capacidade pra 6 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia – R$ 259.900.