




Siga no Instagram
No jargão do meio automotivo existem dois tipos de carros esportivos. Um deles é repleto de referências que remetem à descontração e personalidade diferenciada, como o uso de cores preta, vermelha e outras mais chamativas, além de itens como aerofólio, bancos com revestimento específico, identificação diferenciada de logos, rodas especiais, entre outros. Se encerrar aí a lista dos itens esportivos, esses modelos são considerados de perfumaria.
E há os modelos que, além de todos esses detalhes estéticos, também entregam aerodinâmica, baixo centro de gravidade, sistemas de direção e de suspensão aprimoradas e potência de motor. Nesse caso, temos um carro esporte autêntico.
A definição de carro esporte remete rapidamente à imagem de uma Ferrari, um Porsche e por aí vai, que oferecem uma potência extraordinária, uma quantidade de cavalos acima de qualquer suspeita e vão longe na velocidade. Essa ilustração é na verdade um delírio para nós simples mortais. Mas há no universo automotivo modelos com bom custo-benefício que oferecem requisitos para condução segura em alta velocidade, como no caso do Sandero R.S. da Renault.
O modelo possui tanto as características visuais, quanto aquelas que tornam o dirigir seguro e preparado para o motorista pisar no acelerador. O R.S. tem uma resposta rápida, segura e de fácil condução, além de um sistema manual de 6 marchas (quando se gosta de dirigir um esportivo, importa muito o sistema manual de marchas, a fim de se ter maior controle sobre o carro). Possui motor 2.0 aspirado com 150 cv e 20,9 Kgfm, abastecido com etanol, e velocidade máxima de 202 km. Vai de 0 a 100 k/h em 8 segundos. Custa R$ 87.690
Lançado em 2007, o Sandero passou por muitas mudanças em 2015 e novidades, incluindo a chegada da versão R.S. Ela trouxe na bagagem um novo pacote de câmbio, motor, suspensão e freios, além de design e segurança. O hatch compacto recebeu novo propulsor, novas regulagens, assistente de partidas em subidas, sistema de freio a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade, sistema eletro-hidráulico, entre outros.
O QUE A EDIÇÃO 2021 TROUXE DE NOVIDADE
Já o novo Sandero R.S. apresenta assinatura luminosa com luzes diurnas de LED, quatro airbags de série em todas as versões, isofix para cadeirinha de crianças e estrutura de carroceria reforçada. Fazem parte das novidades a central multimídia 7”, Media Evolution com entradas para Android e Apple Car Play, o bluetooth, a câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam o motorista na economia do combustível, novas rodas diamantadas de 17” na cor preta, pinças de freio na cor vermelha, nova assinatura luminosa traseira em LED, aerofólio preto, duplo escapamento, lâmina F1 e novos adesivos nas laterais com a assinatura Renault Sport, que reforçam a esportividade do modelo.
Tem ainda teto na cor preta e os bancos com faixas duplas na cor vermelha. No apoia braço, as portas ganharam revestimento de tecido que parece fibra de carbono.
Ficha técnica Renault Sandero R.S. 2.0 16V (Flex) 2022
Motorização | 2.0 | |
Velocidade Máxima (km/h) | 202 | 200 |
Tempo 0-100 (s) | 8 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | 6,9 etanol | 9,9 gasolina |
Consumo estrada (km/l) | 7,7 etanol | 11,1 gasolina |




