Siga no Instagram
Em qualquer família, sempre tem alguém que já teve um Fusca. Para muitos, foi o primeiro carro, o primeiro amor automotivo. Hoje, 22 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Fusca.
O nome oficial do modelo é Volkswagen Sedan, embora ele tenha recebido diversos apelidos ao redor do mundo. No Brasil, virou Fusca. Na Alemanha, terra natal do modelo, Käfer. Em vários país de língua espanhola, ele virou Escarabajo. Na Itália , Maggiolino, enquanto nos EUA virou Beetle. Em Cuba, o Fusca virou Huevito. A palavra Fusca surgiu de maneira informal: a versão mais aceita é a de ela é uma corruptela de Volks. O fabricante só passou a adotá-lo de maneira oficial, com direto até a emblema na tampa traseira, em 1984. Quando a última geração do modelo foi vendido no Brasil, montado com a mesma mecânica do Golf GTI, ele foi comercializado com o apelido Fusca. Antes, também importado, ele veio como New Beetle.
A data foi criada em 1995 pelo brasileiro Alexander Gromow para comemorar o modelo que foi eleito o Carro do Século. A data não foi escolhida por acaso: neste mesmo dia, no ano de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche.
No contrato, foi estipulado que o Dr. Porshe deveria, em 10 meses, desenvolver o Volkswagen (ou carro do povo, em tradução livre do alemão). E assim começou a história do carro que, para nós brasileiros, se eternizou como Fusca.