Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil há três anos consecutivos

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Imagine um pretendente bonito, inteligente, de boa família, com conteúdo e que pode te levar  a lugares bacanas. Você até gosta, mas não toca o seu coração e aí põe a fila pra andar porque não foi dessa vez.  Agora pense em um crush que reúne todas essas qualidades e por quem você se apaixona perdidamente e descobre que, além de você, existem milhares de pessoas que o amam de paixão. Agora compare esta situação à escolha de um carro. Com certeza você escolhe o “crush” com quem você sentiu mais química. Assim é a história do  carro mais vendido no país há três anos, o Onix, desenvolvido  e produzido pela General Motors do Brasil.  O Portal Auto Mulher testou o modelo compacto hatch 2019  na versão LTZ, top de linha, e tenta desvendar o segredo desse sucesso.

O mercado automotivo é essencialmente muito competitivo e quando um dos modelos dispara nas vendas, é logo cercado de atenção e curiosidade.  Pra se ter uma ideia, o Onix manteve sua colocação de líder em todos os últimos meses, vendendo mais de 10 mil unidades em relação ao segundo colocado e também concorrente, o HB20 da Hyundai. Às vésperas de estrear uma nova geração, ainda este ano, ele foi elevado pela Chevrolet ao status de carro global, diante do seu sucesso na América Latina.

O Onix é o compacto de maior projeção comercial da Chevrolet na atualidade, com quase 250 mil unidades emplacadas no acumulado do ano passado, o que o posiciona no ranking dos 10 mais vendidos da categoria no mundo.

“O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado. Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente”, considera Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A explicação para essa trajetória vencedora é nas palavras de Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet,  que “O Onix é o carro mais admirado do segmento por melhor atender este consumidor conectado dos dias de hoje, oferecendo um conjunto imbatível de design, tecnologia e eficiência energética. Isso em versões específicas para cada perfil de usuário”.

A avaliação do Portal Auto Mulher é que o lançamento do modelo lá atrás em 2012 agradou e conquistou uma fatia respeitável do público-alvo. Mas a Chevrolet conseguiu enxergar além e não se acomodou.  Manteve o olhar atento à concorrência,  ao mesmo tempo que tratou de conhecer  cada vez mais esse público fã do modelo. Esse movimento foi identificado  pelo consumidor como sendo real e verdadeiro. De fato, porque apresentou novidades que agregaram valor ao carro, ano a ano.  Esse consumidor viu na empresa uma preocupação em chegar ao seu coração e atender as suas expectativas.

Além disso, a empresa não mediu esforços para angariar novos compradores, não sentou em cima do sucesso e se deu por satisfeita. E aí quem vende muito cada vez vende mais porque o carro passa a ter aquele “Q” a mais, passa a ter carisma. E chegamos ao “crush” que muitos  amam e querem ter ao seu lado.

No teste do Portal Auto Mulher, o Ônix se mostrou um valente, com a motorização 1.4 ECO (até 106 cv) e câmbio automático de 6 marchas,  não se fez de rogado e andou muito bem. Outra característica positiva no modelo é My Link, cuja presença de uma central multimidia igual ou equivalente está se tornando quase obrigatória em qualquer categoria e versão. No caso do Ônix LTZ,  ela é  simples e objetiva e o touch realmente funciona, o que deveria ser regra em todas as centrais que oferecem essa possibilidade. Além disso, permite  o acesso ao Android Auto e Apple Car Play, que reproduzem importantes aplicativos do celular, como Waze, Whatsapp e Spotify .

O modelo compacto tem um bom espaço interno que se estende ao porta-malas. O seu design é bonito e moderno.  É também econômico e oferecido em várias versões  e preços para variadas  expectativas. Vamos esperar o que a nova geração 2020, esperada para ser lançada no meio deste ano, vai trazer de novidades a fim de encantar, manter e ampliar o mercado consumidor do modelo.

AS NOVIDADES DO ONIX 2019

Para angariar sofisticação, principalmente às versões mais em conta, foram importadas de modelos mais aprimorados como o Cruze. Exemplo disso são as luzes em LED branco, presentes no quadro de instrumentos e mais comandos da cabine. Computador de bordo e volante com controle do sistema de áudio também foram instalados em todas as versões;

– As inovações chegam a todas as versões, incluindo, as  mais simples e mais acessíveis  LT (1.0 MT6 e 1.4 MT6/AT6)   e também  a Advantage (1.4 MT6), Effect (1.4 MT6), LTZ (1.4 MT6/AT6) e Activ (1.4 MT/AT6)

– Todas as versões passam a ter assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos, além de iluminação em Led  branco;

– As versões  Effect e Active ganham  rodas aro 15 em preto brilhante de apelo esportivo,

 

Chevrolet Onix se reforça em design e conteúdo, quesitos mais valorizados pelo consumidor de estilo de vida moderno e dinâmico

– Faróis com lâmpadas Blue Vision, que permitem melhor visibilidade e conforto ao dirigir, instaladas na Effect e LTZ

– As versões Effect e LTZ também ganham novos revestimentos para os bancos

-As configurações com sistema multimídia My Link passam a contar com câmera de ré, independente da motorização 1.0 e 1.4

– As versões LT e Advantage ganharam  bancos com revestimento híbrido, que combina material premium e tecido

-A  LT  1.0, equipada com a My LinK,  passa a oferecer retrovisores externos, com ajuste elétrico e nova moldura do console da alavanca de câmbio de 6 marchas. A LT 1.4 ECO (até 106 cavalos)  ganha roda com aro 15 com acabamento exclusivo com transmissão automática e grade com moldura cromada

PREÇOS E VERSÕES