- Montadora alcançou a marca de 93% de conformidade com metodologia internacional que estabelece padrões de desempenho social, ambiental e econômicos a serem obtidos simultaneamente
- Certificação é conferida pela Zero Waste International Alliance, movimento global de organizações que desenvolve o conceito e princípios de lixo zero no mundo, com representação no Brasil desde 2010 por meio do Instituto Lixo Zero Brasil
- Em junho, Hyundai também conquistou, junto ao Instituto Chico Mendes, certificação referente à boa utilização dos recursos naturais e ao baixo potencial de poluição
A Hyundai Motor Brasil acaba de se tornar a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pela Zero Waste International Alliance, por meio de seu representante local, o Instituto Lixo Zero Brasil, que desde 2010 atesta localmente a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia global unificada. A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas que alcancem a meta de 90% oumais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.
“A Hyundai traz em sua história o constante trabalho com foco na redução do impacto ambiental de suas operações. O uso de recursos naturais é acompanhado de perto por nossas equipes, assim como a destinação correta de nossos resíduos. Ser a primeira fabricante de automóveis do Brasil reconhecida com a certificação internacional Lixo Zero nos coloca a responsabilidade de seguir sendo a marca que incentiva todo o setor a melhorar sua relação com o meio ambiente, assim como reforça nossa visão de negócio voltada para o progresso para a humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
A certificação inédita reconhece o trabalho realizado pela Hyundai desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Em pouco mais de cinco anos, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.
Hyundai é certificada pelo Instituto Chico Mendes
A Hyundai Motor Brasil recebeu também, neste mês de junho, a certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, organização não governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações.
Na análise dos indicadores do questionário de avaliação, o Instituto contabiliza o grau de utilização dos recursos naturais e o potencial de poluição, além de parâmetros como as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros. Para obter o certificado, a empresa precisa alcançar 80% dos pontos em todos os requisitos avaliados. A Hyundai alcançou 96% das pontuações possíveis e se tornou também, no caso do Instituto Chico Mendes, a primeira montadora a receber o reconhecimento.
Entre outras ações recentes da Hyundai para a redução do impacto ambiental de suas operações no Brasil, merecem destaque a economia de 157 MW por ano, desde 2013 – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas da estamparia. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.