BETE CARRIÇO
Portal Auto Mulher
bete@portalautomulher.com.br
Ao dirigir um carro compacto pode-se chegar à conclusão que este seria o modelo ideal para circular em uma cidade como São Paulo. Menos dificuldade para estacionar, mais em conta na hora de comprar, menos combustível utilizado e, portanto, menos poluente. Um caminho aberto para uma vida mais descomplicada e um combo bem atraente para quem conta com uma infraestrutura caótica de transporte público.
O Kwid da Renault, testado pelo Portal Auto Mulher, nos leva mais facilmente a essa reflexão. Lançado no ano passado pela montadora francesa para ser o SUV dos compactos, o carro tem preço acessível em todas as versões, além de incluir um pacote razoável de modernidades na versão top de linha.
Com características como posição de dirigir e altura do solo mais altos, típicas da categoria SUV, encantou os olhos do mercado, e foi de início um enorme sucesso de vendas. Com avaliação de ótimo custo-benefício, o carro tem preços acessíveis de R$ 29.900, na versão Life, R$ 35.390, na Zen, a R$ 39.900, na versão top de linha Intense, subindo logo aos primeiros lugares no ranking de vendas. Mantendo-se a maior parte dos meses entre os top 10, mesmo após 2 recalls anunciados pela montadora no fim do ano passado e início deste ano.
Durante o teste do Portal Auto Mulher, o Kwid de motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) e câmbio manual de cinco marchas GSL, foi ligeiro na cidade, não assustou nas subidas, inclusive na serra, na volta do litoral Sul de São Paulo, se mostrando um carro seguro e estável para dirigir.
O mini SUV tem bom espaço interno para motorista e passageiro, embora na parte traseira pareça um pouco apertado. O porta-malas de 290 litros surpreende pelo tamanho, chegando a 1.100 litros com o banco rebatível. Possui boa conectividade, com o Media Nav 2.0, opcional na versão Intense, com tela touchscreen de 7 polegadas, e que oferece GPS, acesso para telefone com tecnologia bluetooth e câmera de ré. Presente em todas as versões, quatro airbags (laterais e frontais) e Isofix para cadeirinha de criança.
Apresenta design vigoroso e de linhas modernas, dando a impressão de ser maior do que é. Os ângulos de entrada, 24 graus, e de saída, 40 graus, (medidos entre as rodas e o para-choque, traseiros e dianteiros, e que permitem manobras em terrenos com obstáculos sem danificar o carro) complementam a proposta de um mini SUV.
De acordo com a montadora, é também econômico, fazendo 15,2 km/l com gasolina e 10,5 k/l com álcool, no uso misto cidade e estrada. Apresenta no painel, um indicador de estilo de direção mais e menos eficiente, oscilando entre as cores verde, amarelo e laranja. A versão Intense equipada com a central multimídia opcional oferece os programas Eco Scoring e Eco Coaching, que avaliam a direção através de pontuação, dando sugestões para uma condução mais econômica.
A versão Life, mais básica, oferece itens de série como rodas de 14”, 4 airbags laterais e frontais, 2 Isofix, indicadores de marcha e condução. A Zen com rádio (R$ 35.390) vem com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, tecnologia bluetooth e entradas USB e AUX. Já a Intense com Pack Conect oferece retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, Media NAV 2.0 com câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave dobrável.
Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher
Instagram: @portalautomulher
Facebook:: www.facebook.com/portalautomulher/