Ação visa romper com o preconceito em relação às motoristas mulheres

 

“Mulher no volante, perigo constante”. Por sorte, a piada machista usada constantemente por muitos vai perdendo força. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nos últimos anos apenas 11% dos acidentes de trânsito foram provocados por motoristas mulheres. Além disso, dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) apontam que das vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2017, apenas 24% eram mulheres.

Para romper com o preconceito quando o assunto é gênero e direção, a 99 – empresa de mobilidade urbana – criou uma camiseta exclusiva, em parceria com a marca curitibana Peita, que tem a frase “Dirija como uma garota”. As camisetas, lançadas oficialmente na capital paranaense, serão distribuídas também para condutoras parceiras da plataforma em Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e São Paulo.

No Paraná as mulheres já representavam quase 40% dos motoristas do estado em 2017.