Siga no Instagram
BETE CARRIÇO
A montadora japonesa Toyota entrega a nova geração do Corolla em busca de um público mais jovem, mas sem jamais perder o cliente fiel. Uma missão quase impossível para qualquer produto que conta com uma audiência que o posiciona como o veículo mais vendido no mundo e como sedã médio, no Brasil. É como um time que faz um gol de letra e não pode jogar na defensiva porque precisa aumentar o placar para continuar no campeonato. Para isso, a 12ª edição do Corolla se armou com mudanças significativas percebidas logo que você vê o carro pela primeira vez, ao sentar no banco do motorista e colocar o pé no acelerador. O Portal Auto Mulher testou a versão Altis híbrida e conta o que achou.
Ao avaliar inúmeros carros novos e modelos reestilizados, estamos acostumadas a ver mudanças que não significam alterações reais a ponto de oferecer um veículo renovado. Ao dirigir o Corolla, no entanto, a percepção é de que a Toyota trabalhou acertadamente no projeto e entregou um carro que traduz na prática as informações divulgadas.
Após admirar o bonito e marcante design externo, com uma silhueta mais aerodinâmica e melhor fluidez em suas linhas, a impressão que temos ao entrar no novo Corolla é a de que o interior se tornou mais clean e discreto ao modo de carros mais caros e luxuosos. Como na descrição da própria montadora, foi adotada uma concepção que “busca a sensação de amplitude e abertura e oferece distribuição ideal do espaço com caráter minimalista”.
Ao dirigirmos o modelo da Toyota, notamos maior estabilidade, que segundo a montadora é decorrente do rebaixamento do centro de gravidade, onde o peso do veículo parece se concentrar, semelhante ao boneco joão-bobo, que por mais que seja inclinado ele sempre volta para posição inicial. O prazer ao dirigir é amplificado por uma suspensão traseira independente e de estrutura mais rígida com maior absorção de choques mesmo em terrenos irregulares. Decorrente do reposicionamento da coluna, dos retrovisores externos e do rebaixamento do painel, o veículo apresenta maior visibilidade, com redução de pontos cegos, o que amplia a sensação de segurança. Destaque para o isolamento acústico, outra característica de modelos de maior faixa de preço, que conta com o uso de materiais de absorção sonora em pontos chaves na estrutura do veículo, cabine e teto, estrutura integrada à parte inferior do carro, que funciona como um silenciador.
12ª Geração Corolla em números A nova geração do modelo, produzido a partir da nova plataforma GA-C, foi possível graças ao investimento de R$ 1 bilhão na modernização da fábrica da Toyota, em Indaiatuba. Cerca de 1 milhão de Corollas lá fabricados ganharam as ruas desde 1998. Oferecido em quatro versões, GLi 2.0 Dynamic Force Flex, XEi 2.0L Dynamic Force Flex, Altis 2.0L Dynamic Force Flex e Altis Híbrido Flex com preços sugeridos a partir de R$ 99.990, R$ 110.990, R$ 124.990 e 124.990, respectivamente. Aliás, o preço igual para as duas versões top de linha fez com que o público optasse pela versão híbrida flex, melhor conceituada em termos de proteção ao meio ambiente.
As novidades do novo Corolla mostram aumento de 10 mm no comprimento, passando a ter 4,63 m, e de 5 mm na largura, chegando 1,78 m. A nova altura de 1, 455 mm diminuiu 20 mm em relação ao modelo anterior. O modelo manteve a distância de 2,70m entre os eixos assim como a capacidade 470 litros do porta-malas. O tanque de combustível possui capacidade para 50 litros na versão à combustão e 43 litros na híbrida.
Oferece garantia de cinco anos para as duas versões, a 2.0L Dynamic Force e para a híbrida flex. A garantia se estende a oito anos para a versão híbrida, composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle de bateria híbrida e módulo de controle de energia.
Dois Tipos de Motorização: Híbrida Flex e à Combustão Flex
Graças à perfeita parceria entre dois motores elétricos e o novo à combustão, 2.0L Dynamic Force, abastecido com gasolina e ou etanol, a Toyota pôde lançar o primeiro motor híbrido flex do mundo. Os três motores atuam combinados e evitam a parada para o carregamento da bateria.
O novo motor à combustão flex, 2.0L, Dynamic Force, Direct Shift de 10 marchas e injeção indireta, é 15% mais potente e 9% mais eficiente que o anterior, tornando-o o carro movido a etanol mais eficiente do país. Os motores são produzidos na fábrica localizada em Porto Feliz. O 2.0L Dynamic Force Dual VVT iE 16V DOCH de ciclo Atkinson Flex, 177 cavalos de potência a 6.600 giros, a etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. Torque máximo com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4400 rpm.
Rodas e Faróis Os novos faróis do Corolla têm regulagem de altura e sistema automático de iluminação. São de halogênio, nas versões GLi e XEi, em formato 3 J e luzes diurnas DRL e LED. Na versão Altis, os faróis Bi-LED possuem desenho em formato 2 J com DRL que acompanha o mesmo design. Todas as versões trazem roda de liga leve, sendo que na versão GLi ela é de 16”, com pneus 205/55 R16, e na XE e Altis híbrida conta com acabamento na cor preta. A versão 2.0L Dynamic Force tem acabamento na cor preto brilhante com pneus 225/45 R 17 (opcional na versão híbrida no pacote Premium). Teto solar elétrico com função antiesmagamento disponível para versão 2.0L Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.
Segurança
O sistema de segurança Toyota Safety Sense, faz do Corolla o sedã médio com mais equipamentos de segurança do Brasil. Destaque para o alerta de mudança de faixa que detecta desvios de pista quando verifica linhas divisória visíveis. O sistema possui a funcionalidade de condução assistida, que quando acionada, ao se ter um desvio inadvertidamente, pode aplicar pequenos movimentos de correção de volante. O sistema de faróis altos automáticos permite ao condutor ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos carros à frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade. Também apresenta o PCS, sistema de pré-colisão frontal, com câmera e radar para detectar a possibilidade de uma colisão, que avisa o motorista com sinais sonoros e visuais, ativando a assistência de frenagem.
Painel Na versão com motor 2.0 L Dynamic, o painel tem 3 mostradores, um circular no centro, semicircular no esquerdo com tela de TFT de 4,2” colorida no lado direito. O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force. A versão híbrida Altis possui tela de TFT de 7” no centro do painel, com semicírculo do lado esquerdo, que possui indicador de sistema híbrido, e no lado direito mostra informações de combustível e temperatura do motor.
Revestimento dos bancos
Possui três tipos acabamento para os bancos. A versão GLi conta com revestimento de tecido e couro pretos, as versões XEi e Altis híbrida somente com revestimento em couro preto e a versão Altis 2.0L Dynamic Force Altis híbrida, no pacote premium, com o revestimento em couro preto e bege. O banco de trás tem apoio de braços com porta-copos central.
Equipamentos e Versões
A versão de entrada GLi oferece ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, altura, distância e inclinação (também disponível na Altis Híbrida), regulagem manual no banco de passageiros com quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros com acionamento elétrico a um toque e função antiesmagamento. A Multimídia Toyota Play tem tela sensível ao toque, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, Android Auto, Apple Carplay e SDL. Há maior segurança com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância e projeção na central multimídia, ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida (HAC), entre outros.
A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento da porta por sensores (Smart Entry), partida por botão (Start Button/Push Start, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
A versão Altis 2.0L Dynamic Force adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de alerta de mudança de faixa controle de velocidade de cruzeiro, farol alto automático e assistente de pré-colisão. Itens de série, ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco motorista com regulagem elétrica de 8 ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância) retrovisores externos com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do para-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.
Na versão Altis híbrida, o painel de instrumentos apresenta tela TFT digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.
O novo Corolla está disponível em sete opções de cores: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial, a mesma do Corolla avaliado pelo Portal Auto Mulher.