O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.
Esse conjunto durão de estar preparado para todas as aventuras agrada muito a quem, mais do que a um SUV, quer um fiel companheiro para fugir da loucura da cidade e relaxar em algum lugar com muito verde, barro e ou areia. Ainda que esse desejo de fuga fique mais no campo dos sonhos, pois grande parte dos proprietários do Jeep Renegade deve circular mesmo é pelas cidades, assim como a maioria dos donos de SUVs, inclusive nos fins de semana.
O Renegade, que acumulou 73.913 unidades comercializadas até dezembro de 2021, está posicionado como o mais vendido do segmento, de acordo com o ranking da Fenabrave. É um SUV amplo, confortável e com detalhes bacanas, como o espaço para guardar objetos que se abre ao levantar o acento do banco do passageiro.
Possui uma linha extensa de 8 versões, -1.8 Flex AT6 (público PCD), STD 1.8 Flex, Sport 1.8 Flex, Longitude 1.8 Flex, Limited 1.8 Flex, Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4, Trailhwank Diesel AT9 4×4- e a Moab, que nós avaliamos. Tem boa dirigibilidade, transmite segurança ao motorista e se sai muito bem na estrada.
O termo Moab vem do deserto de mesmo nome localizado no estado de Utah, USA, onde acontece, na época da Páscoa, tradicional evento realizado por adeptos do off road
De todos os seus irmãos é aquele mais preparado para rodar por terrenos distantes do asfalto, com preço mais em conta. Está posicionado abaixo dos tops de linha Longitude 2.0 e Trailhawk 2.0, 4×4. A Moab é movida ao motor turbo diesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
As outras versões são equipadas com o motor 1.8 Flex AT6 4×2, que entrega 135 cavalos (gasolina) a 5.750 rpm e 139 cv (álcool) também a 5.759 rpm. Torque de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente.
– Em tempo, a Jeep anunciou recentemente que todos os motores do Renegade, tanto os modelos de tração 4×4 como os 4×2, da linha 2023, a serem lançados no primeiro semestre deste ano, serão substituídos pelo motor T270 turbo flex com potência de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina). Por isso, se você é fã dos motores à diesel, corra para comprar o seu.
Versão Moab
A versão conta com câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4, seletor de terrenos com 4 modos e HDC (Hill Descent Control – controle de descida). Oferece ainda central multimídia Uconnect 7″, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina. Além disso, traz pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e traseira (semelhantes aos da versão Trailhawk) e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17” e na grade frontal.
Versão STD
A Versão de entrada (R$ 100.217) possui motor 1.8 Flex com E.Tork, com câmbio de seis marchas, potência de 135 cv, à gasolina, a 5.750 rpm, e 139 cv, à álcool, também a 5.750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm, à gasolina, e 19,3 à álcool.
Possui air bags dianteiros, apoio braço central com porta objetos, ar condicionado, banco traseiro bipartido rebatível, chave canivete com telecomando, freio de estacionamento eletrônico, computador de bordo, controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, controle de estabilidade para trailer, luzes diurnas, retrovisores elétricos com repetidores de seta, rodas de liga-leve de 16”, sistema start stop, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, entre outros.
Versão Trailhawk
A versão mais cara da linha, R$ 187.091, tem câmbio com 9 velocidades, bancos parcialmente em couro, acabamento interno em vermelho, preto e metal, controle eletrônico de velocidade em descidas, faróis Xênon, adesivo preto no capô, pneus de uso misto, rodas de 17(?) com acabamento diamantado, suspensão com ajustes diferenciados, maior distância livre do solo (22,3), seletor para 5 tipos de terreno, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, faróis e lanternas em full LED, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, volante revestido em couro, suspensão off road com altura elevada, entre outros.
Números – STD 1.8 Flex AT6
Altura – 1659 mm
Largura – 1798 mm
Comprimento: 4232 mm
Entre-eixos – 2570 mm
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 60 I
Altura livre do solo entre os eixos: 180 mm
Ângulo de ataque: 27°
Ângulo de saída: 31°
Ângulo de rampa: 21º
Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina)/ 182 km/h (etanol)
Desempenho 0 a 100 km/h: 11,9 s (gasolina)/ 11,1 s (etanol)