
A BYD lançou uma versão mais potente do seu compacto elétrico Dolphin, em resposta ao concorrente Ora GT da GWM. O Dolphin Plus chega ao mercado brasileiro por R$ 179,8 mil, com potência de 204 cv, bateria de 60,48 kWh e recursos avançados de assistência à condução.

Em um evento festivo, a BYD lançou a versão mais potente do Dolphin elétrico, que teve um efeito de vendas acima de qualquer expectativa, com um saldo positivo de 600 unidades desde que foi lançado a primeira versão há três meses. O modelo chega para disputar com o Ora GT, da GWM, e custa R$ 179.800.

O que diferencia o Dolphin Plus do Dolphin normal é o conjunto mecânico. O motor elétrico passou de 102 cv para 204 cv, e o torque subiu de 180 Nm para 310 Nm. A bateria também cresceu, de 50,1 kWh para 60,48 kWh, garantindo uma autonomia de 300 km a 427 km no ciclo WLTP. Segundo a BYD, o carro vai de 0 a 100 km/h em 7 s e tem velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Além disso, o Dolphin Plus recebeu alguns retoques visuais, como um novo pára-choque dianteiro com grade fechada e faróis de neblina integrados. O teto panorâmico também é exclusivo dessa versão. A suspensão traseira é do tipo multilink, e o carro conta com um pacote completo de assistentes de condução, como piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de faixa, leitor de placas, alerta de tráfego cruzado e sensor de pressão dos pneus.

Por dentro, o destaque é a tela sensível ao toque de 12,8 polegadas no painel central, que permite espelhar o smartphone e controlar diversas funções do carro. As câmeras 360° facilitam as manobras de estacionamento. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e revestimento em couro.

A BYD também oferece o Dolphin na versão Diamond, que tem o mesmo motor e bateria do Dolphin normal, mas com mais itens de série. Ambas as versões são construídas sobre a plataforma e-Platform 3.0, específica para carros elétricos.

O Dolphin se destaca pelo bom aproveitamento do espaço interno, com um entre-eixos de 2,7 m – equivalente ao de alguns SUVs médios. O comprimento é de 4,12 m e o porta-malas tem capacidade para 250 litros – um pouco mais que os 228 litros do Ora GT.