Dirigir o modelo Sprinter Truck Street foi uma experiência surpreendente, esperava ser mais difícil
Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas
BETE CARRIÇO
Não à toa, publico hoje a matéria sobre dirigir o Sprinter Truck Street. Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, divido com vocês a minha experiência de estar ao volante de um pequeno caminhão.
Não sei se choro ou dou risada, mas é impressionante como os homens ficam espantados ao ver uma mulher na direção de um veículo assim. Não são todos, claro, mas acredito ser a maioria.
O atendente do estacionamento onde guardei o Sprinter Truck, muito gentil e receptivo, não fez nenhum comentário machista desastroso, mas me olhou com um certo espanto. Recentemente, quando fui guardar um outro veículo no mesmo lugar, perguntou sorrindo onde estava o caminhão e eu sorri de volta, sem comentários.
Em outra situação, ao estacionar esse veículo comercial leve na frente da minha casa, um motorista que passava pela rua ficou surpreso e por pouco não bate o carro ao me ver na direção.
De qualquer forma, estamos aí ocupando cada vez mais espaços que antes eram somente do sexo masculino. Como formiguinhas, vamos ampliando a nossa presença e quando menos se espera, estamos lá com toda a nossa força e determinação, “pero sin perder la ternura jamás”. Mas também não calamos a nossa voz quando crimes acontecem justamente para nos silenciar.
A Mercedes-Benz realiza um trabalho bem importante em apoio às proprietárias de Sprinter Van, nomeado She´s Mercedes. O Programa incentiva o compartilhamento de experiências entre mulheres com atuação no segmento.
Em evento realizado no ano passado, a Mercedes-Benz trouxe duas representantes donas de empresas, que vieram contar as suas histórias de luta e empreendedorismo.
O Blog Negócios com sua Van, da plataforma da marca, inclusive oferece informações, dicas e artigos sobre negócios, entretenimento, manutenção de veículos e saúde.
E lá vamos seguindo. Sabe aquele congestionamento que pegamos todos os dias em São Paulo, para onde quer que se vá, a qualquer hora do dia ou da noite? Nessas horas, dirigir um carro compacto parece ser o melhor dos mundos pela agilidade e praticidade que ele oferece.
Agora, imagina ter que dirigir um caminhão para o transporte de cargas em São Paulo, com esse mesmo trânsito e todas as restrições – necessárias – de mobilidade na região central das grandes cidades?
Para as empresas que precisam transportar suas mercadorias e para profissionais que estão ao volante do veículo, é muito bem-vinda uma opção que facilite o trabalho de todos.
Esse é o objetivo da Mercedes-Benz com o Sprinter 314 CDI, da linha Street, das categorias Longo e Extra-longo: fazer dele uma alternativa para a circulação nos centros urbanos.
Suas medidas menores, 5.886 mm de comprimento e 2.020 mm de largura (sem os espelhos), no caso do 314 CDI Street Longo, modelo avaliado, facilitam, realmente, a mobilidade nas ruas de São Paulo.
Dirigir o modelo Sprinter Truck, da linha Street, para cargas de até 3,5 toneladas, foi uma experiência surpreendente, porque esperava ser mais difícil. A direção é leve – mesmo carregado com 1000 quilos de areia – e segura. O interior é confortável e o tamanho compacto facilitou a movimentação e ajudou na hora de estacionar.
A linha Sprinter 2022 inclui novidades nos segmentos de transporte de carga, passageiros e de motorhome, vans, furgões e os modelos Truck.
O motor OM 651 CDI bi-turbo, à diesel, 4 cilindros em linha e câmbio manual de seis marchas, potência de 143 cv, é forte e respondeu sempre muito bem nas saídas e condução em meio ao trânsito. O sistema de segurança inclui frenagem com freio hidráulico a disco em todas as rodas com discos frontais autoventilados, exclusivo programa de controle de estabilidade (ESP adaptativo), assistente ativo de frenagem ABA, assistentes de vento lateral, partida em rampa e de fadiga.
De série, o caminhão vem com entrada USB-C, bluetooth, Keyles Start, airbag para motoristas e acompanhantes, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos prolongados e com aquecimento, alarme, fechamento das portas por controle remoto, faróis de neblina e luzes de condução diurna.
O carro que dirigi veio equipado com o Pacote Comfort, mais simples, que acrescenta ar-condicionado, rádio AM/FM e opcional de pintura sólida ou metálica.
Além dos caminhões, a linha Sprinter 2022 inclui veículos para atender os segmentos de transporte de carga, passageiros e de motorhome, com vans e furgões. A linha conta com 60 versões de diferentes capacidades. O Sprinter Truck 314 CDI Street custa a partir de R$ 221.600