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Yuan da BYD mostra que futuro da mobilidade pode ser muito atraente, confortável e mais em conta

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Já avaliamos inúmeros carros no Portal Auto Mulher. De diversos preços, design, aporte de tecnologia e desempenhos. Mas poucos arrancaram elogios à primeira vista seguidos da pergunta: que carro é esse?

O carro avaliado e que causou tamanha reação é o Yuan Plus da BYD. O SUV tem um design bonito, imponente e favorece a aerodinâmica. Tem dirigibilidade segura na cidade e também na estrada e não decepciona na aceleração – possui 204 cavalos de potência e 3.1 kgfm de torque. Percorre de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Conta com sistema de freios regenerativos e suspensão. A suspensão dianteira é do tipo McPherson.

O interior da cabine tem excelente espaço (mede 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura, entre-eixos de 2,72 m, 1,61 m de altura, de solo de 175 mm). Por ter ido buscar a minha filha, seu namorado e uma amiga no aeroporto de Cumbica, pude avaliar o espaço do porta-malas – 312 litros -, onde coube três malas de tamanho médio.

É uma aquisição que vale a pena. Custa a partir de R$ 229 mil, o que é também um ótimo custo-benefício para um carro da categoria dele. A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros rodados. A bateria Blade conta com garantia de 8 anos, sem limite de quilometragem.

A chinesa BYD está causando furor no mercado nacional de elétricos, fazendo a concorrência correr para reajustar os preços dos seus veículos. Em seu último lançamento, do Dolphin, vendeu 603 unidades em um só dia.

Mesmo com essa movimentação, o mercado de elétricos no Brasil ainda é um ponto de interrogação, embora as vendas estejam aumentando – até agosto deste ano, foram emplacadas 49.052 unidades de carros elétricos e híbridos, quantidade 76% maior comparada ao mesmo período de 2022.

Além de testes com outras tecnologias, como a do hidrogênio, que podem se mostrar viáveis, temos uma infraestrutura de abastecimento muito pequena para suportar um número maior de carros.

Abastecendo o Yuan

Durante o teste drive, tive a oportunidade de carregar a bateria em um posto dedicado a carros elétricos, que descobri estar localizado bem próximo a minha casa. Aliás, fiquei sabendo por motoristas de aplicativos, na direção de um D1, também da BYD, que vêm carregar o carro e aproveitam para pegar passageiros nas redondezas.

A minha experiência no posto da EZVolt mostrou que o custo de carregar a bateria realmente é bem menor quando comparado à gasolina e ao álcool. Com autonomia de 390 km, fiz uma viagem curta até São Roque, além percursos urbanos. Com o uso, a autonomia caiu para 30% da quilometragem.

Ao chegar ao posto, todos os carregadores estavam ocupados em sua maioria por taxistas. Descobri que era preciso baixar o aplicativo da EZvolt e fazer um cadastro. Esperei cerca de meia hora para conseguir uma vaga.

O abastecimento se iniciou em um carregador padrão. Mas como havia a possibilidade de utilizar o carregador rápido, mudei para ele.  Esperei aproximadamente 20 minutos para chegar à 70% da autonomia. O gasto totalizou pouco mais de R$ 50 e o tempo total de espera chegou a 50 minutos. Recebi das EZvolt dois e-mails confirmando os valores e km carregados.

Nova plataforma e Bateria são Destaques

A bateria Blade do Yuan foi desenvolvida pela própria BYD e é uma das estrelas da montadora, inclusive, usada por concorrentes. Ela é de fosfato de lítio, mais barata, com maior durabilidade e mais segura por garantir maior densidade energética. De acordo com o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, as autonomias combinada e rodoviária são, respectivamente, 423km e 380km.  

O SUV da BYD é referência do futuro da marca e é produzido na plataforma e-Platform 3.0, onde serão construídos os próximos elétricos da marca.

Segurança e Conforto

Internamente, possui luz ambiente que se ajusta ao ritmo da música reproduzida por oito alto-falantes. A multimídia é a Dilink com tela rotatória de 12,8 polegadas, sensível ao toque e com luzes em LED. Traz opção de carregamento de celular por indução, possui ar-condicionado automático com duas saídas para os passageiros de trás. O banco do motorista tem ajuste elétrico em seis posições e a do passageiro em 4 modos.

O Yuan Plus conquistou recentemente a classificação de segurança cinco estrelas concedida pelo Euro NCAP.  

O BYD Yuan Plus EV é equipado com sensores dianteiros e traseiros e câmera 360º com imagem 3D. Para sair de uma vaga de estacionamento, além do alerta dos sensores, o carro pode frear automaticamente, caso algum um outro veículo esteja se aproximando.

Os sistemas de assistência ao motorista incluem piloto automático, além de estacionamento também automático, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem de emergência automática, sistema de controle de tração, freio de estacionamento elétrico e três modos de condução O modelo está disponível em versão única de mercado, em 5 cores: Climbing Gray, Surfing Blue, Skiing Whote, Adventuring Green e Freerunning Red. A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros rodados. A bateria Blade® contará com garantia de 8 anos, sem limite de quilometragem.

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