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C40 elétrico da Volvo é envolvente, forte, veloz e sustentável (até onde é possível)

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BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

A sueca Volvo monta carros discretos, bonitos, elegantes. Têm todas as tecnologias necessárias para facilitar e valorizar a vida dos ocupantes.  Nada é demais. O C40 é um carro com excelente dirigibilidade. Na estrada, a direção é segura e você nem sente a velocidade.

Um press-release com as informações que as marcas nos encaminham são, às vezes, muito elogiosas ao produto. Nós, jornalistas, checamos a veracidade de tudo. Mas no material enviado pela Volvo há uma declaração que me chamou a atenção.

 Ela foi dada por Robin Page, Head Design da Volvo Cars se referindo ao design, ele disse que “as pessoas devem se sentir especiais dentro do C40”. Robin, você tem toda a razão. Sou obrigada a concordar e me refiro a todo o conjunto.

O Volvo C40 Recharge Pure Eletric, como o nome mesmo diz, nasceu unicamente para ser um veículo elétrico e é o primeiro carro da montadora criado com esse objetivo. Diferente do XC40, por exemplo, que já pertencia à linha de SUV’s da marca.

A sua personalidade foi formada com base na emissão zero de carbono e a vocação sustentável moldada graças a processos como o da reciclagem.

No lugar do couro animal, bancos, volante e alavanca do câmbio são revestidos com plástico tricotado à base de PVC com suporte têxtil de poliester 100% reciclável. Mapas topográficos inspirados no Parque Nacional de Habisko, norte da Suécia, são o tema da decoração que usa plástico reciclado.  

Sob os pés, estão os tapetes confeccionados com garrafas pet também recicladas.  Tudo isso sem prejuízo para o acabamento premium característica de carros do segmento.

O C40 na estrada

Quando os carros elétricos começaram a chegar ao Brasi, o olhar era para a novidade, o ineditismo, a tecnologia de ponta, e a avaliação era de que quem sabe um dia dá certo. Pois esse dia já chegou e é hoje.

Tanto que a Volvo tem fila de espera para um de seus veículos elétricos, o XC40.

Sabemos que a infraestrutura no Brasil para atender uma frota eletrificada é ainda escassa. Ainda mais em um país de tamanho gigante.

Também é uma tecnologia cara, disponível para poucos. Mas já não é um bicho papão. 

Um dos principais receios é colocar o carro na estrada. E se acabar a bateria, onde estão os postos para recarga?

O Portal Auto Mulher resolveu tirar a dúvida e viajamos com o Volvo C40, recém-lançad. E contamos essa experiência para você.

A viagem foi para Santos, litoral de São Paulo. Ah, mas perto assim não foi um grande desafio, pode-se argumentar.

Mas saí do conforto da minha cidade que conheço bem. Aqui mesmo, próximo à minha casa, no Shopping Anália Franco, a área para recarga foi ampliada e dispõe de três carregadores.

Quando peguei o carro, ele estava totalmente carregado. Rodei com ele por três dias em locais próximos.  No dia da viagem, ele tinha 84% de energia carregada.

Dirigi com os olhos na estrada, claro, mas checando a autonomia a todo instante. O C40 é um carro muito confortável, seguro, tem ótima dirigibilidade e apesar da ansiedade a viagem seguiu muito tranquila.

Quando decidi ter essa experiência, pesquisei os locais que oferecia postos de recarga, além dos postos da própria Volvo. Decidi carregar no Shopping Parque Balneário, localizado no centro turístico da cidade. 

Escolhi a dedo um local movimentado para conferir se encontraria disponível um carregador. Encontrei fácil.

Havia dois carregadores e um estava ocupado, só que sem estar carregando. Faltou cidadania ao motorista que ocupou a vaga sem necessidade. Com 65% de autonomia, conectei o cabo e saí para passear.

Voltei depois de quase duas horas, dois cafés e um doce.  A autonomia da bateria tinha voltado aos 87%. Muito bom!  Subi para São Paulo com muita tranquilidade. No dia seguinte, resolvi tomar mais um café no shopping e carreguei mais um pouco.

Outra boa surpresa do C40 é o teto solar panorâmico, que vai dos bancos traseiros aos dianteiros. Além de grande é multifuncional. Oferece proteção solar UV de 99,5%. O vidro é escuro, laminado e fixo com revestimento IR. Além de diminuir a entrada da luz em 95,8%, impede a radiação do calor do sol em 80% e auxilia na redução de ruídos.

O design do carro também é único. De acordo com a Volvo, foi inspirado na arquitetura escandinava com influência da natureza e da luz. O SUV traz linhas modernas como as dos aerofólios e spoilers, que emprestam um ar futurístico ao conjunto. 

As rodas são de liga-leve com cinco raios, com corte de diamante e acabamento de alumínio bruto e pintura preta brilhante.

Vale destacar o trabalho de aerodinâmica para diminuir a resistência do ar, ampliando assim a autonomia. A cor, exclusiva, é de um azul muito bonito, inspirado nas geleias escandinavas.

A potência do C40 é incrível, não há outra palavra: 408 hp e 600 Nm de torque. O que advém disso também impressiona: faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, sendo que a velocidade máxima vai até 180 km/h.

O elétrico da Volvo tem dois motores P8 AWD (tração integral) e autonomia de 440 km com uma única carga. O sistema de carregamento rápido permite atingir até 80% da sua capacidade.

Para ajudar a regeneração da energia e ampliar a autonomia, o motorista pode acionar a funcionalidade que permite a condução usando apenas um pedal, acelerando e soltando para diminuir a velocidade

A partida do carro não é por botão. Para ligar o motor, basta entrar na cabine com a chave na bolsa ou no bolso, afivelar os cintos e selecionar a posição D no câmbio. Desliga com o câmbio posicionado no P e com a saída do carro.

O elétrico oferece o Sistema Google Automotivo, pelo qual pode se acionar algumas funcionalidades por comando de voz como controlar a temperatura, definir destino, trocar a música, etc. O sistema de som é Haman Kardon.

Com a ausência do motor tradicional, além do porta-malas de 413 l conta também com um bagageiro na frente do carro. A abertura do porta-malas é elétrica e hands free.

Possui câmera 360º, sistema de alerta de saída de mudança de faixa e de ponto cago, sistema de piloto automático, entre outros, regulagem da velocidade máxima pela chave, sistema que reconhece pedestres e pode frear e até esterçar o volante para evitar uma colisão ou pelo menos reduzir o seu impacto.

 Por aplicativo no celular, é possível checar o nível de bateria, trancar e abrir portas e climatizar a cabine.

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