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Novo City: Honda despe figurino conservador e chega liberta ao mercado

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BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Novo City, sedan e hatchback. Banho de loja e tratamento estético fazem parte do passado. A Honda de hoje mergulhou fundo na missão de inovar. Fez uma imersão em segurança e conectividade e liberou o time de designers para criar.

Esse movimento está fazendo a Honda chegar com novos ares ao mercado.  Uma das mais tradicionais montadoras estabelecidas no Brasil, a japonesa resistiu bravamente a renovar as suas linhas de automóveis.

Dona de um público fiel e com receio de mexer nesse relacionamento de longa data, a Honda repetiu por vários anos os lançamentos de sua frota com tímidas novidades.

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Um lifting aqui, uma atualização ali, mantiveram a montadora com uma certa estabilidade.

Porém, com o ritmo frenético de novidades que invadiu o setor automotivo nos últimos anos, ela resolveu sair da zona de conforto.

No prazo de um ano lançou um novo modelo, o City hatch, para fazer par com o City sedã, e renovou completamente um modelo da sua tríade de SUVs, o HRV.

E se antes o City disputava mercado com Chevrolet Onix, Nissan Versa, Hyundai HB20, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus hoje o Novo City subiu de nível e concorre com Chevrolet Cruze.

Neste teste drive do Portal Auto Mulher, foi avaliada a família City, sedã e hatch. E trazemos todas as novidades dessa nova fase arrasadora da Honda para você.

A linha City, que chega à 5ª geração, marca a estreia da Honda em um novo segmento no Brasil, a competitiva linha dos carros hatch. O City Hatchback, além de novo, impulsionou mudanças positivas em seu irmão sedã.

O modelo hatchback é oferecido em duas versões EXL (R$ 121.200) e Touring (R$ 130.700), as duas posicionadas em um patamar mais alto.

O sedã traz também a versão EX (R$ 114.300) além das EXL ( R$ 122.400) e Touring (R$ 132.200)

Ao volante, tanto o sedã como o hatch se mostraram ágeis e dinâmicos, com ligeira vantagem para o hatch.

Na direção, o City se mostra seguro e oferece muito boa dirigibilidade, além de ser rápido nas saídas no farol e paradas.

O principal responsável por esse bom comportamento dos irmãos City é o inédito  motor, produzido em alumínio, de 4 cilindros, aspirado 1.5 de 16 válvulas DI DOHC i-VTEC, com câmbio CVT, cujo conjunto trabalha de maneira otimizada e eficiente com baixo consumo de combustível.

A potência é de 126 cavalos à gasolina ou álcool. Com classificação A no Programa Brasileiro de etiquetagem, o consumo do sedã é de 9,2 km/l a 13.1 km/l, na cidade e de 10,5 km/l a 14,8 km/l.

O hatch apresenta de 9,1 km/l a 13,3/ km/l na cidade e 10,5 km/l a 15,2 km/l.

CONFORTO E COMODIDADE PARA MOTORISTA E PASSAGEIROS

Espaço é mais um quesito positivo da família City. O que veio de nascença no hatchback foi incorporado no sedã, que sustenta hoje um senhor porta-malas de 519 litros.

Além disso, foram ampliadas em 53 mm a largura e 94 mm no comprimento chegando a 4549 mm. Já a altura total diminuiu 8 mm, reforçando o conceito low & wide.

As mudanças permitiram maior espaço para os joelhos no banco traseiro aliado ao encosto mais fino e aos trilhos mais espaçados proporcionando também mais espaço para os pés de quem senta atrás.

O City hatch traz ainda o Magic Seat, sistema de rebatimento dos bancos para quatro quatro modos de utilização. São eles o Utility, Long, Tall e Refresch, de acordo com a necessidade.

É ofertado nos dois modelos nova tecnologia antifadiga que melhora o suporte do corpo no assento sem necessidade frequente de retomada da posição ideal.

As versões EX, EXL e Touring trazem botão de partida, abertura da porta por proximidade da chave e ar-condicionado digital.

SEGURANÇA E MAIS SEGURANÇA

Os dois modelos abarcam o Honda Sensing, na versão Touring,  sistema de segurança e de auxílio ao motorista que é instalado pela primeira vez em um modelo fabricado no Brasil.

Inclui controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência, sistema de alerta e correção de faixa, sistema que evita a saída da pista e ajuste automático dos faróis.

Além do sistema unificado de segurança, o novo City traz em todas as versões assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência, seis airbags, Isofix para cadeirinha de bebê, alerta de baixa pressão de pneus e câmera de ré.

O assistente de ponto cego está disponível nas versões EXL e  Touring do sedã e somente na Touring no hatch.

É ofertado nos dois modelos nova tecnologia antifadiga que melhora o suporte do corpo no assento sem necessidade frequente de retomada da posição ideal.

TECNOLOGIA

A dupla tem instalada um nova multimídia com tela de 8” sensível ao toque e que permite acesso sem fio aos aplicativos Android Auto e Apple Car Play sem fio.

O painel é digital TFT de sete polegadas e permite variadas configurações.

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A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, painel digital TFT de 7 polegadas com variadas configurações ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.

No New City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio.

Além disso tem câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.

DESIGN

A plataforma do novo City proporciona ao carro leveza e alto nível de rigidez. O design de ambos os modelos é elegante, com linhas bem marcadas e que remetem a uma imagem moderna e sofisticada.

Os faróis são de LED na versão topo de linha, a Touring, com luzes indicadoras de direção, fachos baixos e altos, DRL, faróis de neblina também em LED. Nas  outras versões, o DRL é de LED e bloco óptico com projetor. As lanternas são de LED em todas as versões.

Uma importante alteração foi feita quanto à posição dos retrovisores que eram fixados na coluna A. Agora, estão fixados na porta, o que trouxe melhora na visibilidade do motorista.

O sedã dispõe de seis opções de cores: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).

Somente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, couro será preto.

Já para o City Hatchback é disponibilizado um leque de oito cores, duas a mais que seu irmão mais velho: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Para todas as cores, o interior será preto.

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