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Honda Civic híbrido herda estabilidade e dirigibilidade do HR-V e emite menos CO2

Costumo falar que os veículos híbridos integram o melhor dos mundos. Na passagem entre o motor à combustão e o elétrico, continuamos a ter o desempenho do primeiro e com o outro a redução na emissão de CO2.

A emissão zero dos elétricos ainda é para bem poucos dada a mínima infraestrutura nacional para carregamento e os preços ainda altos. Entre os representantes do melhor dos mundos está o Civic e-HEV ( a partir de R$ 265.900) que dispensa o carregamento do motor elétrico. O Portal Auto Mulher avaliou o sedã da montadora japonesa e traz as suas impressões.

O Civic parou de ser produzido por aqui e, agora, a versão híbrida é importada da Tailândia. É uma pena que a produção brasileira tenha sido interrompida, mas o modelo em nada perdeu em relação ao Civic feito aqui. Pelo contrário, ganhou em dirigibilidade e em estabilidade, as mesmas do novo HRV. É muito gostoso dirigir o sedã da montadora japonesa deixando saudade nas mãos do condutor.

O conjunto do power train híbrido reúne um motor elétrico com 184 cavalos e 32,1 kgfm, um motor à gasolina de 143 cavalos, potência de 6.000 rpm, 19,1 kgfm e torque à 4.500 rpm. O segundo motor elétrico carrega as baterias de íons de lítio. De baixo consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Civic gasta 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estradas, com nível de eficiência energética de 1,21 MJ/KM.

O que salta aos olhos é a perfeita harmonia de todo o powertrain. Com tecnologia e-HEV , a estrutura é constituída por três motores, dois elétricos e um novo à combustão 2.0 com injeção eletrônica. Essa estrutura trabalha em colaboração, onde o propulsor tradicional carrega o elétrico, dispensando o abastecimento a cabo dos veículos puramente elétricos.

A recuperação de energia tanto pode acontecer com a aceleração quanto na frenagem, o que torna o Civic mais econômico em um congestionamento, por exemplo. O carro apresenta quatro modos de direção esporte, normal, eco e individual onde o motorista pode estabelecer os padrões de condução.
As principais mudanças e detalhes do Civic

O sedã da Honda chegou com design renovado. A área envidraçada foi ampliada para melhor visibilidade do motorista. As lanternas e faróis passaram a ser de LED. A caixa de rodas ganhou abertura maior e as portas novas maçanetas. A medida de entre-eixos aumentou para 35 mm, ampliando o espaço para os passageiros de trás. Os retrovisores também mudaram. As rodas são de 17 polegadas.

O Civic Híbrido apresenta de comprimento 4679 mm, largura, 1802 mm e Altura, 1432 mm. O porta-malas comporta até 490 litros. A carroceria do híbrido da Honda foi montada com aços de alta resistência e elevado nível de rigidez torcional o que favorece o conforto dos passageiros, a dinâmica e reduz a ocorrência de ruídos e vibração.


Internamente, os difusores do painel passaram a ficar ocultos e o console abriga um carregador de celular por indução. A tela em TFT do painel é de 10,2 polegadas onde é possível acompanhar p a regeneração da energia do motor. A central multimídia tem tela de 9,2 polegadas com toque touch e por voz, e conexão para Android Auto e Apple Car Play.


O Civic tem a mesma plataforma de Conectividade do HRV. Pelo aplicativo é possível rastrear o veículo quando em movimento, acionar remotamente o ar-condicionado, dar partida no motor, travar e destravar as portas e acionar buzina e luzes.

Os bancos do motorista e passageiro oferecem sistema de estabilização corporal e dispõem de ajustes elétricos. Os bancos traseiros são rebatíveis e as portas iluminadas.

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE SEGURANÇA

O Civic híbrido possui no total oito airbags, dois na frente, dois de cortina e quatro laterais, sendo dois na parte traseira. Conta com assistente de estabilidade e tração, para o ponto cego, de partida em rampa, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros.

Confira a lista completa:


ACC — Controle de cruzeiro adaptativo — Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS — Sistema de frenagem para mitigação de colisão — Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
LKAS — Sistema de assistência de permanência em faixa — Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM — Sistema para mitigação de evasão de pista — Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB — Ajuste automático de farol — Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
No Civic Híbrido, funções como o ACC e o LKAS ficaram ainda melhores, visando ações mais próximas às promovidas pelo ser humano. Nas ultrapassagens, por exemplo, informações como ativação da seta e movimentação do volante passam a ser consideradas pelo ACC, tornando a manobra mais natural. Aprimorado, o LKAS mantém o Civic Híbrido no centro da faixa mesmo em situações de vento lateral, inclinação da pista e ultrapassagem de veículos longos.

GARANTIA E CORES

A garantia do híbrido é de três anos e de oito anos ou 160 mil quilômetros rodados para o conjunto elétrico e motores.
As cores disponíveis para o Civic Híbrido são Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas).
O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.

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