

BETE CARRIÇO
Esqueça o Fiat Pulse que você já dirigiu – ou apenas viu nas ruas – e até mesmo a dubiedade da sua categoria posicionada entre um hatch e um SUV compacto. É um ótimo carro, mas o Pulse que eu dirigi e avaliei para o Portal Auto Mulher tem personalidade única.
É arrojado na direção, tem excelente dirigibilidade e um visual que o diferencia das versões irmãs a ponto de deixar na dúvida de qual carro se trata. O Pulse Abarth (R$ 154.731) é uma delícia de dirigir. A nova versão S-Design 2024 só veio para melhorar o que já era bom.
O sobrenome Abarth batiza os carros comuns e os transforma em unidades esportivas exclusivas. Só de acelerar – o barulho do motor é como música – você já sente que ele não tem nada do bom comportamento do Pulse tradicional. Parece brincadeira, mas sabe aqueles desenhos das antigas em que o carro vai e o motorista fica? Esse é espírito do Pulse Abarth.

O combo fantástico que garante essa sensação inclui o ótimo motor Turbo 270, que chega a 100 km/ h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 215 km/h, abastecido com álcool. Suspensões, freios, câmbio, motor, pneus e direção foram desenvolvidos especialmente para ele.
O câmbio é automático de seis marchas e o motor tem 185 cavalos de potência e torque de 270 Nm. Mexe aqui e ali e o motorista pode contar com uma ótima estabilidade do carro, o que amplia, e muito, a dirigibilidade.
Os ajustes específicos incluem a nova calibração do câmbio, deixando as trocas de marcha mais rápidas, molas e amortecedores 13% mais firmes. A suspensão dianteira tem barra estabilizadora de maior diâmetro e a traseira, eixo com maior rigidez à torção e carroceria 10% menor. Os pneus são de 17 polegadas e mais aderentes à pista.
DE ED SHEERAN A ROLLING STONES COM APENAS UM TOQUE
O Pulse Abarth tem três modos de direção, Normal, Manual e Poison. Essa última é a pimentinha do SUV que deixa um friozinho na barriga quando o acelerador consegue chegar 60% mais rápido à mesma velocidade que chegaria no modo de condução normal.
A direção apimentada é acionada por toque em um botão localizado no volante. Esse simples gesto permite uma condução mais firme, com progressão acentuada em velocidades maiores. A vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, liberta o veículo das amarras de um comportamento de menino recatado.
Não para por aqui. O câmbio tem calibração especial, o que deixa a condução nas curvas desafiadora e deliciosa. Ainda conta com uma calibração do câmbio, que permite trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada e retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA
O Pulse Abarth traz central multimídia de 10,1 polegadas, com acesso à plataforma de serviços conectados por onde se pode acessar informações como diagnósticos e localização pelo smartphone, smartwatch ou até mesmo através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
Vem equipado com sistemas avançados de assistência à direção com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico automático, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
Possui ainda carregador de celular por indução, paddle shifters que acionam o câmbio manual e cluster digital com informações sobre pressão do turbo, força G e potência na tela principal, entre outras.
DESIGN
O design traz detalhes em vermelho como a faixa lateral, assim como o retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro. Os badges Abarth impõem respeito e deixam na dúvida os olhares curiosos que não reconhecem o Pulse. A Fiat Flag, identidade da marca, está presente na grade. As rodas são exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.
As linhas da parte frontal deixam o carro mais forte e poderoso, enquanto o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar o tornam mais eficiente.
A aerodinâmica é melhorada com detalhes como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo. Na parte de trás chama muito a atenção o escapamento com ponteira dupla cromada de três polegadas, é lindo. Traz ainda antena Shark exclusiva.
O interior do Pulse é escurecido e traz o símbolo do escorpião, exclusividade da assinatura Abarth, estampada em 13 pontos, como no volante, no encosto dos bancos, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.
Os bancos do modelo são exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Evidenciando há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.
Segurança e tecnologia
O Pulse Abarth traz central multimídia de 10,1 polegadas, que vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados por onde se pode acessar informações como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
Vem equipado com sistemas avançados de assistência à direção com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico automático, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
Possui ainda carregador de celular por indução, paddle shifters, que acionam o câmbio manual, e cluster digital com informações sobre pressão do turbo, força G e potência na tela principal, entre outras.