Ao volante de uma das principais picapes do segmento, a Diretora de Redação do Portal Auto Mulher, Bete Carriço, conduziu a Nissan Frontier, em dupla com Gabriel Silveirado, do canal Lifestyle Brazil, durante quatro dias e aproximadamente 1000 quilômetros, de Brasília à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Foi uma grande aventura.
A Nissan do Brasil idealizou o projeto Expedição Nissan, em sua segunda edição, para que jornalistas e formadores de opinião pudessem avaliar o modelo na estrada e fora dela e a sua versatilidade na missão de ir da cidade ao campo. Mas não foi somente isso. A “Expedição Nissan: Na Rota dos Patrimônios do Brasil” também promoveu o conhecimento de áreas do Brasil que a maioria dos brasileiros não conhece e não valoriza.
Em Brasília, que comemora este mês 60 anos de sua fundação, visitamos espaços como a instalação que abrigou o presidente Juscelino Kubistchek, à época da construção da nova capital, conhecido como “Catetinho” em referência ao Palácio do Catete, sede do governo no Rio de Janeiro até então. Também visitamos O Museu Vivo da Memória Candanga, onde foi erguido o primeiro hospital para assistir aos trabalhadores e suas famílias.
A partir de Brasília um comboio com 16 novíssimas Frontier 2020, fabricadas na Argentina, incluindo todas as versões do modelo, rumou a Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Na região, conhecemos santuários ecológicos e reservas particulares, incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, palco dos conflitos por terra no Brasil e também de grandes incêndios como os que ocorreram recentemente na Região Amazônica. Dirigimos por rios, terrenos acidentados, percorremos trilhas, tomamos banho em cachoeiras e de chuva também.
Durante todo os percursos, tivemos a oportunidade de avaliar as quatro versões da picape com tração 4×2 (para todos os tipos de estrada), 4×4 High (para superfícies de baixa aderência) e 4×4 Low (para superfícies com o mínimo de aderência com acionamento parado ou até 7 km/h). A Frontier é oferecida nas versões S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4, com câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel, com opções de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada (160 cv ou 190 cv).
Pudemos usar alguns dos recursos tecnológicos presentes no modelo e que nos auxiliaram em alguns trechos mais desafiadores, tornando a aventura mais segura, confortável e conectada. Toda a experiência colocou na prática o conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan, segundo o qual a “tecnologia faz dos carros parceiros inteligentes e divertidos”.
O conjunto de recursos da Frontier traz, dependendo da versão, sistema de câmeras que permite visão 360º, detector inteligente de objetos em movimento, teto solar, sistema multimídia A-IVI com tela de 8 polegadas, bancos “Gravidade Zero” – inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA , para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor – , controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), controles automáticos de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL). A edição 2020 da Frontier trouxe poucas modificações, a maioria fica restrita à estética do carro.
Frontier LE 4×4 AT – R$ 201.850
Protetor de caçamba, adesivos 4×4 ( na lateral) e biturbo, frisos nas portas
XE 4×4 AT – R$ 181.850
Rodas aro 18”
Attack 4×4 AT – R$ 160.850
Rodas pretas e pneus sem marcas brancas e retirada da barra frontal
S 4×4 MT – R$ 143.850
– Rodas de liga leve
O Portal Auto Mulher viajou a convite da Nissan do Brasil
Instagram: @portalautomulher
Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher