Você está aqui
Home > TECNO > Ford irá incluir pacote de tecnologia com novo recurso de direção sem as mãos

Ford irá incluir pacote de tecnologia com novo recurso de direção sem as mãos

 

Siga no Instagram

 

 

 

A Ford anunciou a introdução de novos recursos ao seu arsenal de tecnologias de assistência ao motorista – reunidas no pacote Co-Pilot360 –, incluindo um sistema que permite dirigir sem as mãos na estrada, o Active Driver Assist – veja o vídeo. O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro veículo a oferecer essa tecnologia, que poderá ser usada em mais de 160.000 km de rodovias dos EUA e Canadá.

O modo “hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas – se continuar mantendo a atenção na estrada –, para mais conforto em viagens longas.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o motorista precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

“O estresse das longas rodovias continua sendo um problema para os motoristas em todo o mundo”, diz Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento do produto e compras da Ford. “A introdução de tecnologias de assistência como o Active Drive Assist, a versão da Ford para a direção hands-free, permite que nossos clientes se sintam mais confiantes ao volante.”

Segundo ele, a introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista faz todo o sentido: ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista totalmente no controle. Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e também pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

Tecnologia confiável

O Mustang Mach-E virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active Drive Assist inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, o Active Park Assist 2.0.

Outra novidade do Ford Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas visíveis marcadas por elementos como grama ou sujeira.

O Ford Co-Pilot360 Active 2.0 tem também piloto automático adaptativo inteligente com “stop and go”, que inclui leitor de sinais de trânsito e pode frear totalmente o veículo, voltando a acelerar se a parada durar até 30 segundos. Na tecnologia anterior, se o veículo ficasse parado mais do que 3 segundos precisava ser reativado pelo motorista.

O assistente de cruzamento alerta o motorista e pode acionar os freios se detectar a aproximação de veículos quando se vai virar à esquerda, usando a mesma tecnologia de câmera e sensor de radar da frenagem automática de emergência.

O pacote inclui ainda sistema de permanência em faixa, farol alto automático, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de emergência, frenagem pós-colisão, câmera e sensor de ré e assistência de freio de ré.

Testes extensivos

A Ford desenvolveu o Active Drive Assist para criar uma experiência de direção confiável ­e realmente “hands-free”, já que a câmera monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista para medir sua atenção, em vez de usar somente a pega no volante, como outros sistemas.

A Ford testou o funcionamento do Active Drive Assist na neve, chuva, sol forte, noites escuras, engarrafamentos e estradas, em centenas de milhares de quilômetros nos EUA, Canadá e Europa, para que a tecnologia esteja pronta a lidar com a variedade de condições do mundo real

 

 

Conheça as redes sociais do Portal Auto Mulher

Instagram: @portalautomulher

Facebook: https://www.facebook.com/portalautomulher/

 

 

Deixe um comentário

Top