O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.
Esse conjunto durão de estar preparado para todas as aventuras agrada muito a quem, mais do que a um SUV, quer um fiel companheiro para fugir da loucura da cidade e relaxar em algum lugar com muito verde, barro e ou areia. Ainda que esse desejo de fuga fique mais no campo dos sonhos, pois grande parte dos proprietários do Jeep Renegade deve circular mesmo é pelas cidades, assim como a maioria dos donos de SUVs, inclusive nos fins de semana.
O Renegade, que acumulou 73.913 unidades comercializadas até dezembro de 2021, está posicionado como o mais vendido do segmento, de acordo com o ranking da Fenabrave. É um SUV amplo, confortável e com detalhes bacanas, como o espaço para guardar objetos que se abre ao levantar o acento do banco do passageiro.
Possui uma linha extensa de 8 versões, -1.8 Flex AT6 (público PCD), STD 1.8 Flex, Sport 1.8 Flex, Longitude 1.8 Flex, Limited 1.8 Flex, Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4, Trailhwank Diesel AT9 4×4- e a Moab, que nós avaliamos. Tem boa dirigibilidade, transmite segurança ao motorista e se sai muito bem na estrada.

O termo Moab vem do deserto de mesmo nome localizado no estado de Utah, USA, onde acontece, na época da Páscoa, tradicional evento realizado por adeptos do off road
De todos os seus irmãos é aquele mais preparado para rodar por terrenos distantes do asfalto, com preço mais em conta. Está posicionado abaixo dos tops de linha Longitude 2.0 e Trailhawk 2.0, 4×4. A Moab é movida ao motor turbo diesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
As outras versões são equipadas com o motor 1.8 Flex AT6 4×2, que entrega 135 cavalos (gasolina) a 5.750 rpm e 139 cv (álcool) também a 5.759 rpm. Torque de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente.
– Em tempo, a Jeep anunciou recentemente que todos os motores do Renegade, tanto os modelos de tração 4×4 como os 4×2, da linha 2023, a serem lançados no primeiro semestre deste ano, serão substituídos pelo motor T270 turbo flex com potência de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina). Por isso, se você é fã dos motores à diesel, corra para comprar o seu.
Versão Moab
A versão conta com câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4, seletor de terrenos com 4 modos e HDC (Hill Descent Control – controle de descida). Oferece ainda central multimídia Uconnect 7″, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina. Além disso, traz pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e traseira (semelhantes aos da versão Trailhawk) e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17” e na grade frontal.
Versão STD
A Versão de entrada (R$ 100.217) possui motor 1.8 Flex com E.Tork, com câmbio de seis marchas, potência de 135 cv, à gasolina, a 5.750 rpm, e 139 cv, à álcool, também a 5.750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm, à gasolina, e 19,3 à álcool.
Possui air bags dianteiros, apoio braço central com porta objetos, ar condicionado, banco traseiro bipartido rebatível, chave canivete com telecomando, freio de estacionamento eletrônico, computador de bordo, controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, controle de estabilidade para trailer, luzes diurnas, retrovisores elétricos com repetidores de seta, rodas de liga-leve de 16”, sistema start stop, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, entre outros.
Versão Trailhawk
A versão mais cara da linha, R$ 187.091, tem câmbio com 9 velocidades, bancos parcialmente em couro, acabamento interno em vermelho, preto e metal, controle eletrônico de velocidade em descidas, faróis Xênon, adesivo preto no capô, pneus de uso misto, rodas de 17(?) com acabamento diamantado, suspensão com ajustes diferenciados, maior distância livre do solo (22,3), seletor para 5 tipos de terreno, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, faróis e lanternas em full LED, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, volante revestido em couro, suspensão off road com altura elevada, entre outros.
Números – STD 1.8 Flex AT6
Altura – 1659 mm
Largura – 1798 mm
Comprimento: 4232 mm
Entre-eixos – 2570 mm
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 60 I
Altura livre do solo entre os eixos: 180 mm
Ângulo de ataque: 27°
Ângulo de saída: 31°
Ângulo de rampa: 21º
Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina)/ 182 km/h (etanol)
Desempenho 0 a 100 km/h: 11,9 s (gasolina)/ 11,1 s (etanol)
Consumo: Cidade10 km/l (gasolina)/ 6,9 km/l (etanol) – Estrada: 12 km/l (gasolina)/ 8,6 km/l (etanol)
Números Trailhawk 2.0 Diesel AT9
Comprimento : 4.232 mm
Largura: 1.805 mm
Altura: 1.714 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 216 mm
Ângulo de ataque: 30°
Ângulo de saída: 33°
Ângulo de rampa: 22°
Porta-malas: 273 litros
Tanque: 60 litros
Velocidade máxima: 190 km/h 0 a 100 km/h: 9,9 s
Consumo: cidade 9,6 km/l estrada: 11,4 km/l



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Conheça as 10 novas profissões que devem surgir até 2030
Cada vez mais rápido surge uma novidade tecnológica para mudar a forma de nos relacionarmos com o mundo. Em termos afetivos, de convívio social, entre outros. Mas profissionalmente chega dar um friozinho na barriga. Afinal, será que nos encaixaremos nesse novo universo?
A bola da vez está com o Metaverso que, para quem não convive diariamente com tecnologia, é um grande ponto de interrogação. Em uma explicação rápida, o Metaverso irá nos levar a vários ambientes em diversas situações como, por exemplo, a uma reunião de trabalho, como em uma projeção da realidade, sem sair da cadeira da cadeira da nossa casa. Ao invés de apenas olhar para a tela dos dispositivos estaremos nela.
“Metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “verso” (universo). Um mundo onde os usuários poderão criar seus próprios avatares, que serão suas representações nesse ambiente digital e, por meio deles, poder aprender, comprar, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares.
O impacto do Metaverso para o mundo do Trabalho será uma pequena revolução. Para além do investimento respeitável feito Facebook, que inclusive mudou o nome da empresa para Meta,
A Samsung e a Hyundai são bons exemplos de companhias que já se valem da estratégia de adotar realidade aumentada nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais.
Atualmente, já temos algumas empresas criando espaços de aprendizagem imersivos, nos quais os participantes e instrutores interagem uns com os outros com os seus avatares, navegando em simuladores de desempenho hiper-realistas por meio de headsets de realidade virtual, telefones, iPads e PCs com RV (realidade virtual), onde eles aprendem uns com os outros em simulações práticas.
As farmacêuticas Pfizer, Novartis e Bristol Myers Squibb são algumas das empresas que estão usando essa tecnologia para praticar habilidades essenciais, voltadas a salvar vidas em laboratórios de realidade virtual seguros.
Além disso, os profissionais da área comercial terão a possibilidade de percorrer o universo digital e aprender sobre seus produtos, fazer simulações de controle de objeção, interagir com os clientes, treinar abordagens, compartilhar os benefícios dos produtos, apresentar soluções e recursos adicionais sem custos de deslocamento e de forma realista.
O uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos. E nós profissionais de T&D temos de estar na vanguarda desta nova maneira de aprender, trabalhar e interagir. De acordo com a Cult, novas profissões já estão surgindo e irão ganhar espaço com o Metaverso. https://cult.honeypot.io/reads/10-metaverse-jobs-that-will-exist-by-2030/
10 empregos que existirão até 2030 no Metaverso
Cientista de pesquisa do Metaverso
Estrategista de Metaverso
Desenvolvedor de ecossistemas
Gerente de segurança do Metaverso
Construtor de hardware do Metaverso
Storyteller do Metaverso
Construtor de mundos
Especialista em bloqueio de anúncios
Segurança Cibernética Metaverso
10. Estagiário não remunerado
O Facebook Brasil anunciou seis vagas para trabalhar com Metaverso, ou seja, essa profissão já é uma realidade.
Sobre Tatiany Melecchi
Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia, a primeira brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela International Coach Federation e Facilitadora Internacional Certificada pela LTEN (Life Sciences Trainers & Educators Network) nos EUA e facilitadora Internacional certificada em Neurociência da Gestão da Mudança pela 7th Mind, Inc nos EUA.
Top performer em Vendas na indústria farmacêutica no Brasil e Nova Zelândia, Tatiany Melecchi reúne mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing e treinamento e desenvolvimento de times comerciais em empresas globais com resultados expressivos no Brasil, Nova Zelândia & Estados Unidos.
Atualmente é autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO Fundadora da Consultoria Transforma People & Performance, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras de aprendizagem. que visam facilitar a transferência do aprendizado para prática nas organizações e consequentemente maximizar a performance e resultados.
Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, chega ao mercado o esperado SUV da Fiat, o Pulse. Nascido para brigar com a tropa de choque do segmento de SUVs compactos que inclui o Kicks da Nissan, Captur da Renault, Tracker da Chevrolet, Renegade da Jeep e T-Cross da Volksvagem, tem no preço e na brasilidade do projeto seus melhores agentes de propaganda.
Muito bem equipado, com duas motorizações, a estreante Turbo 200, e a já conhecida 1.3 Firefly, conectividade avançada e sistemas de segurança atualizados, ele é hoje o melhor custo-benefício do segmento. Não que a concorrência não esteja à altura, ela está, mas a esses preços fica difícil.
Ele é apresentado em cinco versões, a Drive 1.3 Flex manual a R$ 79.900, a 1.3 Flex automática a R$ 89.900, a Drive Turbo 200 Flex automática a R$ 98.900, a Audace Turbo 200 Flex automática a R$ 107.900 e a Impetus Turbo 200 Flex automática a R$ 115.990.
Este é o primeiro carro brasileiro da Fiat desenvolvido em seus 45 anos no País, produzido na fábrica da montadora em Betim, Minas Gerais, e revelado com exclusividade no último BBB 21. O nome Pulse foi eleito com o voto de 380 mil pessoas e com a interação com o público por meio da plataforma pulse.suv.com.br.
Com ele a Fiat pretende ampliar a sua cobertura de mercado de 61% em 2020 para 90% este ano. O Pulse foi ganhando forma com um time de profissionas que trabalhou por três ano.
O Pulse em detalhes
– Ângulos entrada de 20,5º e de saída de 31,4º de e distância do solo de até 22,4 cm com altura mínima de 19,6 cm
– Rodas de liga leve com desenho exclusivo nas diferentes versões
– Suspensão elevada desenvolvida exclusivamente para o modelo
– Duas cores novas e exclusivas, a Azul Amalfi e Cinza Strato que podem ser combinadas com teto bicolor preto ou cinza na versão topo de linha Impetus ou preto nas demais versões
-Painel exclusivo em tons prata e cinza e mix de texturas nas peças
-Bancos em tecido ou couro sintético
-Recurso TC+ que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência
-Porta -malas com 370 litros de capacidade
– Botão na maçaneta que tranca e destranca porta do motorista
– Acionamento do motor por botão
-Sensor e câmera de ré
-Rebaixamento do retrovisor direito
-Exclusiva câmera posicionada na parte superior do para-brisa que permite acionar o farol quando estiver transitando por vias com baixa luminosidade. Essa mesma câmera é capaz de detectar tráfego à frente ou em direção contrária para destivar o facho de luz para não ofuscar outros motoristas
Alerta de mudança de faixa com função de torque no volante na direção contrária da faixa
-Frenagem automática de emergência
-Controles de estabilidade e tração
-Monitoramento da traseira do carro, disponível em todas as versões
-Air bags laterais do Side Head Torax, disponível em todas as versões, que avançam à altura da cabeça do motorista e passageiro
-Plataforma Fiat Connect Me de serviços conectados onde é possível onde é possível conectar
