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Toyota está mais atenta à voz da sociedade e do consumidor

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

A presença feminina na montadora japonesa Toyota aumentou em 1000% nos últimos três anos, principalmente, na área da produção. Várias adaptações foram realizadas como a criação de uma sala para amamentação e mudanças nos uniformes.

Esse movimento em meio ao setor automotivo, onde o ambiente é muito adverso à presença da mulher, é um avanço significativo. Para ser ter ideia, a primeira mulher na diretoria da empresa no Brasil foi contratada há somente três anos.

Bete Carriço no evento Woman GR Day, no Circuito Panamericano

Em evento promovido pela Toyota em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Diretora de Comunicação e Sustentabilidade para a América Latina e Caribe, Viviane Mansi, disse que a nova postura da Toyota é ouvir as diferentes vozes da sociedade.

Essa atitude de “escutar” promoveu na Toyota a organização de cinco grupos de afinidades: LGBTQIA+, Geracional, Raça e Etnia, PCD e Gênero que buscam intensificar e trazer para a empresa as discussões nessas frentes.

Esse trabalho trouxe mudanças importantes como a mentoria exclusiva para as mulheres e o recrutamento com o foco nas diversidades.

Viviane Mansi Foto: Anderson Rodrigues.
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“Entendemos que, para continuar crescendo de forma sustentável, é necessário ter diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Nos últimos anos, intensificamos nossas ações com esse objetivo e já conquistamos avanços importantes, o que não significa que o trabalho possa parar. Esse é um processo contínuo, que deve considerar não apenas a contratação, como também a permanência e o desenvolvimento desses talentos em um ambiente seguro e conectado com os avanços e discussões sociais”, explica Celso Simomura, diretor regional de Recursos Humanos e Administração da Toyota do Brasil.

Além da sala de amamentação, os benefícios para as mães incluem flexibilidade no horário de trabalho e apoio na volta da licença-maternidade.

Como atitude macro, a isonomia salarial de gênero praticada em todas as operações da Toyota no mundo. A contratação para o terceiro turno da planta de Sorocaba, SP, em novembro de 2021, foi um marco importante nessa história, uma vez que 37% dos contratados eram mulheres. Na mesma linha, a contratação dos novos estagiários no início deste ano, contratados no início de 2022, apresentou uma grande participação feminina com 37% das vagas.

Fundação Toyota

Em conjunto com a Fundação Toyota, diversas outras ações são realizadas para trazer autonomia e reconhecimento para as mulheres. O projeto ReTornar, por exemplo, além de ser uma importante ferramenta de economia circular, que recicla resíduos da operação das fábricas, como cintos, airbags e uniformes, também capacita e gera emprego e renda para três grupos de costureiras de São Paulo. Mais de 1500 pessoas já foram beneficiadas diretamente com as ações.

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