![](https://portalautomulher.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-30-at-13.28.34-1-1-1024x768.jpeg)
BETE CARRIÇO
Qual segredo que a chinesa BYD guarda? A montadora de carros elétricos e híbridos chegou ao Brasil há dois anos, mas foi com o lançamento do Dolphin EV que como começou a agir como um furacão e está mudando a cara do setor.
De repente, começaram a vender uma quantidade recorde de veículos para o brasileiro – público bastante resistente ao motor movido à energia limpa -, mesmo diante de uma infraestrutura altamente deficitária para o carregamento de carros elétricos.
Recentemente, a BYD alcançou a venda de 1.648 veículos em 48 horas de uma campanha promocional. O mais vendido, em primeiro lugar, foi o irmão menor do Dolphin EV, o Dolphin Mini, com 657 unidades. Em seguida, foi o híbrido Song Plus MD-i, com 417 e, depois, o Dolphin EV com 293 carros. É um fenômeno.
Uma das respostas para esse sucesso pode ser o ótimo custo-benefício da entrega de carros muito bem equipados por um preço razoável, mas menor que o dos concorrentes, caso do Dolphin EV, avaliado pelo Portal Auto Mulher. Mas isso não explica o fenômeno.
A BYD pensa rápido e dá respostas rápidas. Falta energia limpa para o abastecimento? Ela entrega fazendas de painéis solares. Escassez de postos de carregamento? Fecha acordo com a Shell/Raízen. Problemas com falta de peças de reposição? Ela integra à sua fábrica a produção de autopeças. Assim, fica difícil competir.
Na avaliação, o Dolphin EV se mostrou com boa dirigibilidade e força no motor. Apenas pulou um pouco ao trafegar pelas ruas esburacadas de São Paulo. Na estrada, também teve boa dirigibilidade, um pouco leve, mas se comportou com segurança.
![](https://portalautomulher.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-30-at-13.27.10-1024x768.jpeg)
Puramente elétrico, o Dolphin, considerado o modelo de maior eficiência energética do segmento, de acordo com o Inmetro, foi montado em uma nova plataforma específica para carros elétricos.
A e-Plataform 3.0 é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, aumentando a segurança e melhorando a autonomia. Além disso, garante a distância entre-eixos de 2,7m para maior conforto aos ocupantes.
A bateria é a Blade de 44.9 Kw, de muito boa reputação. Carregada em 100%, a autonomia é de 291 km, aproveitando melhor a capacidade da bateria. Com carregador de alta potência, vai de 20% a 80% em 25 minutos.
A velocidade máxima do Dolphin EV é de 150 km e vai de 0 a 100 km em 10.9 segundos. O Dolphin tem três modos de condução, Sport, ECO e Snowfild, para terrenos derrapantes.
O Dolphin EV, como o próprio nome diz, tem visual que remete ao mar e aos golfinhos, estreando a linha Ocean da BYD.
Internamente, o modelo tem amplo espaço, acomodando cinco ocupantes, com assentos e apoio de cabeça ergonômicos. O revestimento dos bancos e painel tem bonito revestimento e de bom acabamento. No Dolphin avaliado por nós, com pintura rosa suave, o revestimento acompanha o mesmo tom.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
O Dolphin é equipado com sistema de câmeras de 360º. A tela da multimídia tem 12,8 polegadas com rotação para a vertical. Tem acesso para Android Auto e Apple Car Play e o sistema de áudio conta com seis autofalantes.
Pelo aplicativo da BYD é possível abrir e fechar as portas, ligar o ar-condionado e verificar o nível da bateria. Pelo comando de voz, é possível para ligar o Spotify e a função follow me home.
Integram o sistema de segurança os controles de estabilidade e tração, assistente de parada em rampa e de retenção do veículo.
O Dolphin EV (R$ 149.900) tem pintura, cinza, rosa ou amarelo.
Equipamentos
- 3 portas USB (duas tipo A e uma tipo C)
- Antena shark
- Banco traseiro bi-partido (40/60)
- Bancos em couro bicolor
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Central multimídia de 12,8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- Chave presencial
- Cluster de cinco polegadas com tela de TFT
- Controle de tração e estabilidade
- Direção elétrica
- Faróis de LED
- Lanternas de LED
- Luz de rodagem diurna de LED
- Retrovisores externos elétricos com desembaçador e rebatimento manual
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/60
- Seis airbags
- Vidro elétrico nas quatro portas com função one touch para o motorista