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Etios 2019, o compacto seguro e ligeiro da Toyota

BETE CARRIÇO

bete@portalautomulher.com.br

Quase nada na vida de uma mulher é para amanhã. Para dar conta da agenda diária, seja morando sozinha ou com a família, na coordenação da casa, conciliando estudo e trabalho, ou tudo junto e misturado, corremos contando os minutos. E é claro, que um carro ajuda e muito, principalmente, nas nossas cidades que oferecem uma rede de transporte público precária.
Os carros menores podem ser uma excelente opção, pois são mais baratos, fáceis de estacionar, mais econômicos e não precisam ser abastecidos com frequência, além de serem menos poluentes. Junte-se a esse pacote quase perfeito a segurança ao dirigir e o carro passa a ser um aliado na rotina feminina. Um exemplar sinônimo desse combo é o Etios, da Toyota, testado recentemente pelo Portal Auto Mulher, na versão intermediária X-Plus 1,5, hatchback, com câmbio automático e preço sugerido de R$ 59.900,00.

O compacto tem completos seis anos transitando por ruas e estradas brasileiras e é o modelo da montadora mais vendido no País. Estreou no primeiro trimestre a versão 2019 e chegou com mudanças significativas. Um design um pouco mais atual que o trouxe para o século XXI, atendendo a uma das principais reclamações dos consumidores, e a adição de importantes sistemas de segurança, ausentes somente na versão mais básica X-STD, voltada para o mercado corporativo.
E é exatamente a sensação de segurança que mais chama a atenção no Etios. Ao se dirigir o modelo da Toyota, na cidade ou na estrada, é possível sentir estabilidade, um motor que corresponde rapidamente às ações do motorista, além de ser ligeiro. É daqueles que você acha que não vai te deixar de madrugada no meio da estrada ou em alguma via isolada.
Os sistemas adicionados já fazem parte do conjunto de segurança de carros maiores e mais caros e agregam valor na hora da compra. São eles: o controle de estabilidade (VSC), que impede a perda de controle da direção em casos de curvas fechadas, desvios bruscos ou pistas escorregadias, o controle de tração (TRC) que evita que as rodas patinem, e o assistente de subida em rampas (HAC), que depois da câmera e dos sensores de ré (ausentes no modelo), é a melhor invenção para se evitar picos de estresse nas mulheres e, que se diga de passagem, nos homens também.

Para um veículo compacto, o Etios possui bom design que amplia o espaço interno e proporciona conforto, incluindo apoio para o braço do motorista, presente na versão X-Plus automática testada e nas opções top de linha. É curiosa a disposição central do painel e em uma primeira impressão parece estranho, mas com o uso do carro percebe-se que a visualização até fica mais fácil. Tem bom acabamento interno e bancos revestidos com tecido em duas cores, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca do câmbio cromados. Para sol com espelho, para motorista e passageiro, mas sem luz. Mede 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos. O porta- malas do hatchback comporta 270 litros.
A conectividade nessa versão é básica, com sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB. Possui controle de velocidade de cruzeiro (versão automática), controle de áudio e do computador de bordo no volante. A abertura do porta-malas é feita por meio de um botão. A função EcoWallet no computador de bordo permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

Externamente, o veículo recebeu moldura em preto que envolve a grade central e que empresta ao design impressão de maior vigor e força, tendência estética de muitos dos carros disponíveis hoje no mercado, além de revestimento de máscara negra nos faróis e lanternas. Rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos estão presentes na versão testada pelo portal.

Amplia o pacote de segurança o encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix. Todas as versões do Etios, hatch ou sedã, desde as mais básicas, a X-STS manual e a X 1.3 L, passando pelas intermediárias X-Plus 1,5 manual e X-Plus 1.5 automática, até as top de linha XLS 1.5 automática e a Platinum 1.5 automática, possuem freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assegurando o controle da direção em frenagens de emergência.

A linha Etios 2019 vem equipada com motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, com tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota. As versões apresentam câmbio manual de seis velocidades na X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).

O hatch com câmbio manual custa R$ 48.400. O mesmo carro, com câmbio automâtico e motor 1.3 de 98 cv custa R$ 53.440. Com o motor 1.5, há apenas a versão X Plus, manual por R$ 54.920 e automático a R$ 59.960. A versão X do sedã com câmbio manual, parte de R$ 53.240 e vai a R$ 58.270 no automático. A X Plus, top de linha custa R$ 57.770 manual e R$ 62.820 no automático.

 

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